top of page

10 de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 21 de jan. de 2021

O 10 de Espadas faz parte da sequência de arcanos menores do tarot e, por estar ligado ao elemento “ar”, tem relação com o universo da reflexão, do conhecimento e do poder.


Após o pesadelo vivido no 9 de Espadas, o ser finalmente chega ao fim da jornada. Uma atitude drástica foi tomada, e ele, apesar de muito machucado, está livre da situação ruim na qual se encontrava. No entanto, o ser deverá se reerguer e aceitar a renovação se não quiser ficar novamente estagnado.


O número 10, relacionado ao arcano, simboliza a perfeição, a estabilidade e o desfecho, podendo ser reduzido ao número 1, que representa o início e o impulso. Assim, o número 10 no tarot também está ligado à ideia de transição e de recomeço.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem caído na beira do mar, com 10 espadas fincadas em seu corpo, enquanto o dia nasce e dissipa as sombras da madrugada.


10 de Espadas do tarot


Afinal, qual o significado da carta 10 de Espadas?


Os aspectos ligados à carta 10 de Espadas são diversos em razão dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da conexão entre os arcanos durante as tiragens.


Entre os significados principais do 10 de Espadas no tarot estão:


  • o sentimento de derrota;

  • o pessimismo e o vitimismo;

  • a dificuldade para recomeçar;

  • o fim doloroso de uma situação.


Os principais significados do arcano são considerados negativos, mas ele também expressa um lado positivo, representando a possibilidade de recomeçar, o fim de uma situação insustentável, a morte do “velho eu” e a solução de um problema por meio do poder racional.



O que o 10 de Espadas do tarot nos ensina?


O 10 de Espadas nos ensina a lidar com os finais dolorosos e a reconhecer a possibilidade de recomeçar e de traçar um novo caminho rumo à felicidade.


Mesmo quando se trata de situações intoleráveis, a chegada do fim pode causar muito sofrimento e resultar em uma atitude vitimista diante da vida. Quando o final surge acompanhado por uma derrota, a situação tende a ser ainda mais difícil.


Porém, de nada adianta se entregar ao vitimismo e perder a confiança em dias melhores. O arcano aconselha estabelecer uma conexão com o otimismo e com a esperança, sempre focando nos primeiros raios de sol que surgem no horizonte após as trevas.


Assim, poderemos ver as 10 espadas fincadas no corpo do personagem da ilustração de Pamela Smith como muito mais do que lâminas que machucam e destroem.


Veremos cada uma delas como um símbolo da forte presença da razão, que culmina em uma espécie de iluminação súbita e libertadora.


 

Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page