O 10 de Paus é um dos arcanos menores do tarot e, devido ao seu naipe, está ligado ao elemento “fogo”, à ação, à vitalidade e à criatividade.
O ser, que passou pela prova final e controlou a sua ansiedade no 9 de Paus, agora sente o sabor da vitória. Graças aos esforços realizados, ele alcançou o objetivo e chegou ao nível mais alto.
No entanto, o peso da trajetória se tornou um fardo, provavelmente, porque muita energia foi empregada sem controle e gerou um grande desgaste. Agora, o ser deve reduzir a sua carga se quiser reencontrar a vitalidade expressa no Ás de Paus.
O número 10, relacionado ao arcano, simboliza a perfeição, a conclusão e a estabilidade, representando também a transição, já que pode ser reduzido ao número 1, ligado ao impulso e ao recomeço. No tarot Waite-Smith, a carta é retratada por um homem a carregar 10 bastões com dificuldade rumo a um castelo.
Afinal, qual o significado da carta 10 de Paus?
Os aspectos relacionados à carta 10 de Paus são diversos graças às vivências e aos estudos de tarotistas e tarólogos e à combinação dos arcanos durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do 10 de Paus estão:
a conquista de um objetivo;
o esforço e a determinação;
os novos desafios após a vitória;
o sacrifício em prol de melhores resultados;
a disposição para assumir responsabilidades.
Embora os significados principais sejam positivos, o arcano também apresenta aspectos negativos como a sobrecarga, o desgaste, o excesso de responsabilidades e a falta de visão em razão do fardo em uma determinada situação.
O que o 10 de Paus do tarot nos ensina?
Além de nos trazer o doce gosto da vitória após muito esforço e dedicação, o 10 de Paus nos ensina sobre a importância de dosar a energia que se gasta em função de um objetivo.
Se nos esforçarmos além do que suportamos, nos sentiremos sobrecarregados e desanimados, o que certamente não contribuirá para o nosso desempenho. O esforço é bem-vindo quando acompanhado de equilíbrio e de sabedoria. Afinal, de que adianta chegar ao fim da jornada em frangalhos?
No âmbito da ação, a energia do naipe de Paus precisa ser mantida por meio do amor pelo que se luta. E fica muito difícil manter esse sentimento quando todo o esforço não passa de uma obrigação ou parece, até mesmo, um castigo.
Se conseguirmos equilibrar a nossa dedicação, segurando os bastões da vida de acordo com a nossa capacidade, venceremos com alegria e sentiremos novamente aquela explosão de entusiasmo que o Ás guarda para nós.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜