2 de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jan. de 2021
O 2 de Espadas faz parte da sequência de arcanos menores do tarot. Ele está ligado ao elemento “ar” em razão do seu naipe. Por consequência, está relacionado à reflexão, à ação e ao poder.
Nesse arcano, o ser já usufruiu da energia expressa pelo Ás de Espadas e teve uma grande ideia que o levou ao início da jornada. No entanto, novas ideias comumente sofrem oposições, e isso pode gerar confrontos.
Por isso, o ser agora se depara com um conflito com o qual ele precisará lidar com força e inteligência. Ele deverá se proteger, mas isso não significa “se fechar em si mesmo” na tentativa de adiar o embate, pois essa atitude não solucionará os problemas encontrados.
O número 2, relacionado ao arcano, simboliza a divisão, as polaridades, o conflito e também a energia yin ( emoção e passividade ). No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma mulher sentada em frente ao mar, com uma venda sobre os olhos e duas espadas cruzadas sobre o peito.

Afinal, qual o significado da carta 2 de Espadas?
Os aspectos da carta 2 de Espadas são diversos graças às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à conexão entre os arcanos durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do 2 de Espadas estão:
a negação da realidade;
o isolamento emocional;
os conflitos internos e externos;
a tentativa de evitar um confronto;
a postura excessivamente defensiva;
a repressão das emoções e dos instintos.
Os significados principais do arcano são considerados negativos, mas ele também expressa um lado positivo, representando a autoproteção e o adiamento estratégico de um conflito.
O que o 2 de Espadas do tarot nos ensina?
O 2 de Espadas nos ensina uma lição que pode ser bem difícil de compreender. Erguer barreiras em torno de si mesmo não é a forma mais eficaz de resolver um conflito. Os adversários devem ser enfrentados com coragem e astúcia, e se isolar só adia um embate que, mais cedo ou mais tarde, virá à tona.
É comum termos que lidar com problemas exaustivos dos quais queremos fugir. Podemos até sentir vontade de fechar os olhos para a realidade e de vivenciar a falsa paz do nosso mundo interno, mas isso é apenas uma ilusão. Se não resolvermos nossas pendências no âmbito externo, não encontraremos a verdadeira serenidade.
Por outro lado, o arcano também nos revela que erguer essas barreiras temporariamente pode ser útil, especialmente no âmbito das emoções. Às vezes, apenas o distanciamento nos protege de influências nocivas.
Se utilizarmos essa possibilidade como uma autoproteção, e não como uma fuga, poderemos obter harmonia. Ainda assim, é preciso ter a consciência de que um dia sairemos da nossa redoma e, provavelmente, será preciso enfrentar de uma vez por todas os monstros que deixamos do lado de fora.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments