O 2 de Ouros faz parte do conjunto de arcanos menores do tarot. Por ser do naipe de Ouros, ele está relacionado ao elemento “terra” e, consequentemente, à matéria, às riquezas e ao trabalho.
Ao chegar nesse arcano, o ser já recebeu o poder e o impulso do Ás de Ouros e iniciou a sua busca pela realização de algo no plano material. Agora, ele descobre alguns impasses em seu caminho, bem como a necessidade de lidar com cada um deles.
Para avançar, o ser deverá aprender a fazer “malabarismos”, vencendo os obstáculos com astúcia e leveza. Porém, ele deverá ter cuidado para não tentar equilibrar coisas demais e para não menosprezar a gravidade dos conflitos ao seu redor.
O número 2, relacionado ao arcano, simboliza a divisão, as polaridades e a complementação. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um malabarista a equilibrar duas moedas em uma faixa no formato de uma leminiscata, símbolo do equilíbrio e do infinito.
Afinal, qual o significado da carta 2 de Ouros?
As interpretações atribuídas ao 2 de Ouros são diversas devido às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à conexão entre as cartas durante as tiragens.
Entre os significados principais do 2 de Ouros no tarot estão:
o equilíbrio em meio à instabilidade;
a adaptação às condições externas;
a leveza ao lidar com situações difíceis;
o “malabarismo” com recursos materiais;
a destreza para lidar com as adversidades.
Os principais significados do arcano são positivos, mas também há um lado negativo no qual ele simboliza a instabilidade, as adversidades, a necessidade de lidar com muitas coisas ao mesmo tempo e a falta de seriedade para lidar com os problemas da vida.
O que o 2 de Ouros do tarot nos ensina?
O 2 de Ouros nos ensina a ter equilíbrio em meio a situações difíceis e desafiadoras. Ele nos estimula a enfrentar com otimismo e inteligência todas as adversidades a fim de garantir o sucesso, sobretudo, no âmbito material.
Às vezes, encontramos diversos problemas que parecem surgir de uma só vez, obrigando-nos a equilibrar e a conciliar tudo o que for possível a fim de evitar que os nossos planos desmoronem como um frágil castelo de areia. Esse arcano nos ensina a ter paciência e coragem para lidar com todos eles.
A outra lição do arcano está ligada ao bom gerenciamento de recursos. No mundo financeiro, por exemplo, investir dinheiro pode trazer muito lucro. Mas é preciso saber lidar com o que se tem e assumir riscos tal como um malabarista que joga as bolas para o ar na confiança de que elas retornarão às suas mãos.
No entanto, o arcano adverte: tentar equilibrar muitas coisas de uma vez, especialmente quando não se tem a habilidade necessária, pode ser desastroso. É preciso moderar e reconhecer os próprios limites.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜