O 2 de Paus faz parte do conjunto de arcanos menores do tarot. Ele tem relação com o elemento “fogo” graças ao seu naipe e, por isso, está ligado à energia, à ação, à criatividade e à fertilidade.
Nesse arcano, o ser já vivenciou o impulso repleto de energia representado pelo Ás de Paus. Agora, ele se depara com a necessidade de dar continuidade ao que começou.
No entanto, ao continuar, o ser descobre que há entraves e que as possibilidades podem gerar conflitos que põem à prova a sua determinação. Ele deverá ser firme e escolher um caminho para seguir, se quiser manter acesa a chama que a vida lhe presenteou no arcano anterior.
O número 2, relacionado ao arcano, simboliza as polaridades, os conflitos e a energia passiva. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem entre dois bastões no alto de um castelo. Ele segura um globo e um dos bastões enquanto olha em direção ao mar, o que evidencia o seu desejo de expansão.

Afinal, qual o significado da carta 2 de Paus?
São diversos os aspectos da carta 2 de Paus graças às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à conexão entre os arcanos durante as tiragens.
Entre os principais significados do 2 de Paus no tarot estão:
o comprometimento;
o desejo de expandir;
a escolha de uma direção;
a continuidade de um projeto;
a exteriorização de uma ideia ou intenção;
o sábio enfrentamento de dilemas e contratempos.
Embora os significados principais do arcano sejam positivos, ele também apresenta um lado negativo, simbolizando as adversidades que atrapalham a continuidade dos projetos e a hesitação em seguir uma determinada direção.
O que o 2 de Paus do tarot nos ensina?
O 2 de Paus nos ensina que toda energia empregada para o início de algo deve ser amadurecida e canalizada a fim de que haja uma expansão. É preciso ir além do impulso e se comprometer, de fato, com o que se deseja conquistar, aceitando também os possíveis obstáculos pelo caminho.
O conselho desse arcano se aplica não apenas às ideias e aos projetos que criamos com entusiasmo e que depois “guardamos na gaveta”, mas também a certos relacionamentos que iniciamos no calor da paixão e que, na primeira adversidade, deixamos de lado.
Para que algo frutifique, tal como os bastões do naipe de Paus, é preciso cuidado, determinação e dedicação.
O arcano também nos aconselha a não tentar “abraçar o mundo”, mas, ao invés disso, ter foco e pés no chão. Assim, a energia do fogo poderá nos conduzir para o crescimento que tanto almejamos.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments