top of page

3 de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O 3 de Espadas faz parte da sequência de arcanos menores do tarot e, graças ao seu naipe, possui relação com o elemento “ar” e com o universo da razão, do conhecimento e da ação.


Após se deparar com um conflito retratado no 2 de Espadas e tentar adiá-lo por meio da negação e do distanciamento, o ser não pôde evitar o embate. Agora, ele se depara com as consequências do confronto.


Para se defender, o ser agiu com firmeza, colocando a razão acima da emoção. No entanto, o seu coração também foi partido, e ele deverá superar essa dor para seguir a sua jornada.


O número 3, relacionado ao arcano, simboliza a estabilidade e o fruto da união entre os opostos. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um coração atravessado por três espadas em meio a um céu tempestuoso ― uma imagem altamente sugestiva.


3 de Espadas do tarot


Afinal, qual o significado da carta 3 de Espadas?


São muitos os aspectos associados ao 3 de Espadas em razão das vivências e dos estudos de tarólogos e tarotistas e da combinação dos arcanos durante as tiragens.


Entre os principais significados do 3 de Espadas no tarot estão:


  • a traição e a rejeição;

  • a mágoa e o sofrimento;

  • os relacionamentos rompidos;

  • os conflitos que terminam em dor;

  • a aceitação de uma verdade dolorosa.


Embora os significados principais do arcano sejam negativos, há também aspectos positivos, como o triunfo da razão sobre a emoção e o fim de uma situação insustentável que era baseada em um sentimento.



O que o 3 de Espadas do tarot nos ensina?


O ensinamento do 3 de Espadas vem quase sempre com uma pitada de dor, afinal de contas, estamos no naipe mais conflituoso do tarot.


Apesar de ser muito conhecida por retratar o triste fim de um relacionamento amoroso, essa carta vai muito além, nos ensinando a lidar com a decepção e o sofrimento com consciência e maturidade.


O arcano nos aconselha a aceitar as situações dolorosas da vida e a vê-las como lições que, de alguma forma, nos fortalecem e nos preparam para a continuação da jornada. Seja como for, de nada adianta ficar paralisado pelo sofrimento.


Além disso, ele nos ensina sobre a importância de colocar a razão acima das emoções quando necessário. Às vezes, é preciso se desconectar do que se sente para refletir e ver as situações com mais clareza.


 

Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page