top of page
Buscar

4 de Copas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O 4 de Copas pertence à sequência de arcanos menores do tarot. Devido ao seu naipe, ele está ligado ao elemento “água” e, portanto, à imaginação, às emoções e à passividade.


Ao chegar nesse arcano, o ser passa da profunda alegria advinda dos relacionamentos retratados no 3 de Copas para um estado de tédio e de insatisfação. As relações se moldaram ao cotidiano, e os encantos do início deram lugar à vida real.


Agora, o ser tem dificuldade para lidar com a realidade limitante que tanto se destoa da sua natureza apaixonada e sonhadora. Ele deverá encontrar uma saída se não quiser ficar estagnado.


O número 4, relacionado ao arcano, simboliza a estabilidade, mas também a rigidez e a prisão. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um rapaz sentado de braços cruzados embaixo de uma árvore, a contemplar três taças. Ao seu lado, uma mão emerge de uma nuvem e oferece uma nova taça, mas ele não a vê ou, simplesmente, a ignora.


4 de Copas do tarot


Afinal, qual o significado da carta 4 de Copas?


Os aspectos atribuídos ao arcano 4 de Copas são diversos devido aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à conexão entre as cartas durante as leituras de tarot.


Entre os principais significados do 4 de Copas estão:


  • a decepção;

  • o desânimo;

  • a insatisfação;

  • a estagnação;

  • o isolamento e a reflexão;

  • as dúvidas em relação aos outros.


Embora os significados principais do arcano sejam negativos, ele também expressa um lado positivo, representando a reflexão, a introspecção, o autoquestionamento, a avaliação de relacionamentos e as novas oportunidades oferecidas pela vida.



O que o 4 de Copas do tarot nos ensina?


Com o 4 de Copas aprendemos que se permanecermos focados no tédio e na insatisfação, provavelmente deixaremos de enxergar as novas oportunidades que a vida nos dá.


Para encontrar as soluções para os nossos problemas, precisamos estar abertos e dispostos a experimentar novas opções. Ficar de braços cruzados por muito tempo não ajuda em nada.


Por outro lado, o arcano nos ensina que os momentos de isolamento e de reflexão podem ser muito úteis se soubermos aproveitá-los.


Não se trata de criar barreiras em relação ao mundo externo ou de ficar estagnado, mas de se recolher temporariamente a fim de refletir e compreender a razão da insatisfação que há por dentro.


 

Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


1.864 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page