4 de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
O 4 de Espadas é um dos arcanos menores do tarot e, devido ao seu naipe, possui ligação com o elemento “ar”. Por consequência, ele também está relacionado à reflexão, ao conhecimento e à comunicação.
Após o profundo sofrimento vivenciado no 3 de Espadas, o ser se sente cansado e debilitado, com o desejo de se isolar do mundo a fim de se recuperar. Nesse momento, ele também tem a oportunidade de refletir antes de reagir e de tomar qualquer decisão.
É a hora de superar a dor e de criar estratégias para seguir em frente. No entanto, o ser deve ter cuidado para não estagnar. Sem um direcionamento, os pensamentos podem aprisioná-lo.
O número 4, relacionado ao arcano, simboliza a estabilidade e a ordem, assim como a rigidez e o aprisionamento. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um sepulcro com a forma de um cavaleiro que parece estar em oração. Na lateral do túmulo, há a forma de uma espada. Ao fundo, há três espadas e um vitral.

Afinal, qual o significado da carta 4 de Espadas?
São diversas as interpretações dadas ao 4 de Espadas graças às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à combinação das cartas durante as tiragens.
Entre os principais significados do 4 de Espadas no tarot estão:
a reflexão;
o descanso;
a preparação;
a contemplação;
o retiro para se recuperar;
a pausa para rever estratégias.
Apesar dos significados positivos da carta, há também um lado negativo no qual ela simboliza a estagnação, o isolamento excessivo, o repouso forçado (especialmente por enfermidades) e a reflexão exagerada em detrimento da ação.
O que o 4 de Espadas do tarot nos ensina?
O 4 de Espadas nos ensina sobre a importância dos momentos de solidão e de reflexão, especialmente após fases difíceis e dolorosas. Quando vivenciado com equilíbrio, o isolamento ajuda a pensar sobre a vida e a deixar para trás tudo aquilo que já não serve.
Além disso, o repouso pode nos ajudar a traçar estratégias para diversas áreas da vida. Quando estamos em meio a uma situação ou relação, agindo “no calor da emoção”, fica mais difícil refletir e julgar corretamente. Às vezes, é preciso se afastar para poder ver com mais clareza e objetividade.
Por outro lado, o arcano nos aconselha a não sucumbir à inércia quando a ação for necessária. O momento de reflexão deve ser aproveitado sem excessos que possam gerar problemas devido à indecisão e à estagnação.
Não é útil se aprisionar nos próprios pensamentos, deixando de agir e de perseverar. Por isso, o equilíbrio também é bem-vindo quando decidimos “parar pra pensar”.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments