5 de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jan. de 2021
O 5 de Espadas é um dos arcanos menores do tarot e, devido ao seu naipe, está ligado à ação, à razão e ao poder.
O ser, que aproveitou o momento de recolhimento e de reflexão retratado no 4 de Espadas, agora encontra novamente a oportunidade de derrotar o inimigo.
No entanto, o desafio é grandioso, e o ser pode não estar ainda preparado para o embate. Ao invés de vencer de modo desonesto, ele deverá aprender a reconhecer as suas limitações e aceitar a derrota se quiser se reerguer e continuar a sua jornada.
O número 5, relacionado ao arcano, simboliza o ser humano, a quintessência, a saída do âmbito estável e a rebeldia. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem a sorrir e a segurar três espadas, enquanto outros dois lamentam pela batalha perdida, tendo deixado suas duas espadas no chão.

Afinal, qual o significado da carta 5 de Espadas?
As interpretações atribuídas à carta 5 de Espadas são diversas. Isso se deve às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à combinação dos arcanos durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do 5 de Espadas estão:
os conflitos difíceis;
a sensação da derrota;
a vitória a qualquer custo;
a hostilidade e a crueldade;
a desonestidade em uma disputa.
Embora os significados principais sejam considerados negativos, o arcano também expressa um lado positivo, representando a humildade para reconhecer as próprias limitações e para desistir no momento necessário.
O que o 5 de Espadas do tarot nos ensina?
A lição do 5 de Espadas pode ser muito dura e dolorosa, especialmente se não estivermos dispostos a reconhecer que somos limitados e que o doce sabor da vitória nem sempre está à nossa disposição.
Com esse arcano, aprendemos a perder. Mas também aprendemos que perder com humildade e honestidade é melhor do que vencer com trapaça e hostilidade.
O naipe de Espadas não é dos mais leves, e a carta de número 5, que comumente retrata conflitos, ganha aqui uma conotação bem negativa, retratando uma dor e uma humilhação que dilaceram.
No entanto, o arcano mostra um momento de grande valor para a vida, que é quando caímos do nosso pedestal e aprendemos a levantar com menos arrogância e mais sabedoria. As fases difíceis, com seus conflitos dolorosos, são necessários para a evolução do ser.
Ah, e o arcano também deixa uma lição para os que decidem vencer a qualquer custo, deixando de lado as próprias virtudes: o verdadeiro vencedor é aquele que aprende e evolui.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments