O 5 de Ouros faz parte da sequência de arcanos menores do tarot e, devido ao seu naipe, está relacionado ao elemento “terra” e ao universo dos recursos materiais.
Nesse arcano, o ser se depara com uma grande dificuldade no âmbito material após uma fase de apego e de estagnação retratada pelo 4 de Ouros. O apego impediu que o ser investisse e alcançasse uma maior segurança financeira, e agora ele descobre que os recursos chegaram ao fim.
Para continuar a jornada, o ser deverá buscar auxílio e, acima de tudo, reconhecer que a sua autoconfiança e o seu poder não podem se basear em recursos materiais. Afinal, a sua maior riqueza é a interna, aquela que o move rumo à evolução.
O número 5, relacionado ao arcano, simboliza o ser humano e a saída do âmbito estável. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem e por uma mulher em grande dificuldade, sem abrigo e sem posses, vagando pelas ruas. Ao fundo, há um vitral com cinco pentáculos.

Afinal, qual o significado da carta 5 de Ouros?
São diversos os aspectos relacionados ao 5 de Ouros graças às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à combinação dos arcanos durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do 5 de Ouros estão:
as privações materiais;
a sensação de abandono;
as perdas e as dificuldades;
o desânimo e a desesperança;
a carência em diversos âmbitos.
Os significados principais do arcano são negativos, mas ele também conta com um lado positivo, simbolizando o desapego em relação à matéria, a busca por auxílio e as privações materiais que contribuem para a evolução espiritual.
O que o 5 de Ouros do tarot nos ensina?
O 5 de Ouros nos ensina a superar os momentos de grande dificuldade, especialmente no âmbito material, e nos mostra a importância do desapego em relação ao dinheiro e às posses para evitar a frustração e o sofrimento.
Sabemos que o ideal é que todos tenham acesso a uma vida satisfatória no plano material e que possam se realizar também em outros âmbitos. Porém, infelizmente, é comum enfrentarmos dificuldades e nos sentirmos desanimados por nem sempre conseguirmos conquistar tudo o que precisamos ou desejamos.
O arcano aconselha que, nesses momentos, busquemos uma conexão com a fé e com a esperança a fim de seguirmos rumo a dias melhores. O desânimo limita o ser humano e o impede, por exemplo, de buscar ajuda. Por isso, é fundamental manter acesa a chama do otimismo.
No mais, a carta 5 do naipe de Ouros nos orienta a separar o que somos do que temos, pois as posses não refletem o nosso valor diante da vida.
Quando não afetam o nosso bem-estar, as privações materiais até mesmo nos dão uma oportunidade de controlar o apego e olhar para as nossas necessidades espirituais. E essa pode ser uma experiência incrível.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments