O 6 de Ouros é um dos arcanos menores do tarot e, graças ao seu naipe, é associado ao elemento “terra” e ao universo da matéria, do dinheiro e do trabalho.
Após o período de grandes dificuldades retratado no 5 de Ouros, o ser encontrou forças para continuar a sua jornada e buscou a ajuda de alguém que cruzou o seu caminho. Agora, ele finalmente possui meios para se recuperar, deixando o sofrimento para trás.
No entanto, o ser deverá aprender a lidar melhor com os próprios recursos se não quiser passar novamente pela fase de perdas e carência. Não se trata de se apegar, mas de equilibrar e expandir.
O número 6, relacionado ao arcano, simboliza a recuperação, o equilíbrio e o retorno à estabilidade. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem em frente a dois necessitados. Ele dá moedas a um dos pedintes enquanto segura, com uma das mãos, uma balança.

Afinal, qual o significado da carta 6 de Ouros?
As interpretações dadas ao 6 de Ouros são diversas devido às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à conexão entre as cartas durante as tiragens.
Entre os significados principais do 6 de Ouros estão:
a generosidade;
a recuperação financeira;
o auxílio justo e equilibrado;
a disposição para dar e receber;
a cautela nos gastos no âmbito material.
Embora os principais significados da carta sejam positivos, ela também conta com aspectos negativos, representando a dependência de outra pessoa, a manipulação por meio de um suposta generosidade e as relações desequilibradas de ajuda nas quais algo é dado em maior ou menor quantidade do que se deveria.
O que o 6 de Ouros do tarot nos ensina?
O 6 de Ouros nos ensina a valorizar toda ajuda recebida e a dar continuidade à corrente de generosidade do mundo, auxiliando outras pessoas sempre que possível.
Em uma realidade física com tantos desafios, poder contar com outras pessoas é uma grande dádiva. A evolução coletiva é essencial para que a evolução pessoal possa ter um sentido amplo e genuíno.
No entanto, o arcano nos alerta para a falsa generosidade utilizada para construir relações de poder nas quais, por muitas vezes, a manipulação e a opressão se fazem presentes. É preciso ter cuidado para que a ajuda não se torne um pretexto para que aquele que apoia exerça controle sobre aquele que necessita.
Além disso, o arcano nos aconselha a não estagnar por conta de uma ajuda recebida. Em tempos sombrios, o auxílio de outra pessoa pode ser essencial. Porém, se possível, deveremos seguir “por nossa conta” depois que as trevas se dissiparem.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comentários