9 de Ouros: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 5 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
O 9 de Ouros é um dos arcanos menores do tarot e, graças ao seu naipe, tem relação com o elemento “terra” e com o universo dos recursos materiais, da natureza e do corpo.
Após a fase de muito trabalho e disciplina retratada no 8 de Ouros, o ser finalmente alcançou resultados positivos em forma de recursos materiais. Ele agora vivencia o prazer que o dinheiro pode proporcionar e sente uma enorme satisfação por tudo que já conquistou.
No entanto, a jornada ainda não chegou ao fim, e a verdadeira estabilidade material ainda não foi alcançada. Por isso, o ser não deve estagnar. Ele deve ir além dos prazeres da matéria e continuar perseverando para, enfim, chegar à vitória. É a prova final.
O número 9, relacionado ao arcano, simboliza o momento decisivo, a sabedoria e reflexão, mas também a solidão e o egocentrismo. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma mulher em meio à natureza, cercada pelas suas riquezas, enquanto um falcão repousa sobre uma das suas mãos.

Afinal, qual o significado da carta 9 de Ouros?
São muitos os aspectos relacionados ao 9 de Ouros. Isso se deve às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à combinação das cartas durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do 9 de Ouros estão:
os prazeres da vida;
a satisfação e a alegria;
o conforto no plano material;
as conquistas e as riquezas;
a forte conexão com a natureza;
a autoconfiança e a independência.
Os principais significados do arcano são positivos, mas há também um lado negativo onde ele simboliza a arrogância, a estagnação e os prazeres vivenciados em excesso que impedem o alcance de uma maior estabilidade material.
O que o 9 de Ouros do tarot nos ensina?
O 9 de Ouros nos ensina a vivenciar os prazeres que o mundo da matéria pode proporcionar, tanto por meio do dinheiro e das posses, quanto por meio do corpo e da natureza.
Por muitas vezes, lutamos arduamente para conquistar alguma estabilidade material, até que, finalmente, atingimos o nosso objetivo e nos alegramos pelos resultados obtidos. Nesses momentos, merecemos aproveitar as dádivas que recebemos. Com equilíbrio, é claro.
No entanto, o arcano nos aconselha a evitar a arrogância, o prazer desenfreado e a crença de que somos completamente autossuficientes, mesmo quando estivermos em uma situação material/financeira satisfatória.
Afinal, o fato de progredir no âmbito material não nos torna melhor do que ninguém nem garante que a negligência com o trabalho e com as finanças não se transforme em decadência. É preciso cautela.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜