top of page
Buscar
Foto do escritorTati Santana

9 de Paus: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O 9 de Paus está entre os arcanos menores do tarot e, por ser do naipe de Paus, está relacionado ao elemento “fogo”. Assim, ele também está ligado à energia, à ação e aos instintos.


Nesse arcano, o ser colhe os frutos das ações rápidas que o conduziram à vitória sobre os inimigos no 8 de Paus. Agora, ele está bem próximo de alcançar o seu objetivo e deve seguir firme para enfrentar a prova final.


No entanto, os obstáculos deixaram feridas e o ser está ansioso e traumatizado. Ele sente a necessidade de se defender de tudo e de todos e pode acabar esquecendo de superar o obstáculo mais importante, que é aquele que o separa da vitória suprema. Para evoluir, ele deve canalizar a sua força.


O número 9, relacionado ao arcano, simboliza a sabedoria, a reflexão, a solidão e a etapa final de uma jornada. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem a segurar um bastão em uma postura defensiva. Atrás dele, oito bastões estão erguidos como se formassem um muro de proteção.


9 de Paus do tarot


Afinal, qual o significado da carta 9 de Paus?


As interpretações dadas ao arcano 9 de Paus são diversas graças às vivências e aos estudos de tarólogos e tarotistas e à conexão da carta com outras nas tiragens.


Entre os principais significados do 9 de Paus no tarot estão:


  • a proximidade de um objetivo;

  • a prova final em uma jornada;

  • o instinto de defesa e a cautela;

  • a força por meio das experiências;

  • a proteção de si e das próprias conquistas.


Embora os significados principais do arcano sejam positivos, ele também expressa um lado negativo, representando a ansiedade, os receios, a postura excessivamente defensiva, o apego às feridas do passado e as suspeitas infundadas.



O que o 9 de Paus do tarot nos ensina?


O 9 de Paus nos traz uma importante lição sobre como o apego às experiências dolorosas do passado pode impedir a nossa evolução em qualquer área da vida, mesmo quando estamos muito próximos a um determinado objetivo.


Quando vivemos presos aos traumas e aos receios, não conseguimos nos abrir para o que há de novo em nosso caminho nem ter uma visão clara sobre os reais obstáculos que precisamos superar. Assim, passamos a agir na defensiva e ficamos, infelizmente, estagnados.


O arcano nos aconselha a deixar para trás as experiências ruins e a focar no presente e no futuro. A vida é aqui e agora, e devemos levar do passado apenas as lições que nos tornam mais sábios, mais conscientes e prontos para enfrentar um novo desafio.


 

Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


3.480 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page