A Lua: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2021
A Lua é a carta de número 18 da sequência de arcanos maiores do tarot. Ao chegar nesse estágio, o herói já passou pela inspiradora experiência de se conectar com as forças do universo na carta A Estrela e recuperou a sua esperança.
Porém, ainda é noite, e o herói tem agora um encontro com a dama dos mistérios que o levará outra vez às profundezas da sua alma. A viagem promete ser intensa, e o ser deve ter muito cuidado.
O número 18, relacionado ao arcano, simboliza a imaginação e o Saros, ciclo de eclipses lunares e solares que se repete após aproximadamente 18 anos. Ele pode ser reduzido ao número 9, que representa a reflexão, o final de um ciclo e o arcano O Eremita.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma lua cheia a iluminar um lago e por um caminho que passa entre um lobo, um cão e duas torres, conduzindo às montanhas. Dentro do lago, há um lagostim que parece tentar sair das águas profundas.

Afinal, qual o significado da carta A Lua?
São diversos os significados dados à carta A Lua. Eles são provenientes dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da combinação dos arcanos durante as tiragens.
Entre os principais significados da Lua no tarot estão:
a intuição;
os sonhos;
os mistérios;
a imaginação;
a sensibilidade;
as emoções intensas;
o contato com o inconsciente;
A carta representa o arquétipo anima, relacionado às emoções e à passividade. Naturalmente, ela também está ligada à lua como astro associado à imaginação, aos poderes psíquicos, à fertilidade, ao ciclo menstrual feminino e a diversos outros elementos.
Embora os principais aspectos da carta sejam positivos, ela frequentemente expressa um lado negativo, simbolizando as coisas ocultas, o medo, o desequilíbrio emocional, os instintos descontrolados, as alucinações, a ilusão, a confusão mental e os perigos.
O que a Lua do tarot nos ensina?
A Lua nos ensina a mergulhar nessa imensidão de sonhos e emoções que há no nosso lado mais profundo.
Com a energia dessa carta, podemos dar asas à imaginação e nos enxergar de um ângulo totalmente diferente do que estamos acostumados, especialmente em tempos onde a visão racional é tão valorizada.
No entanto, o arcano também nos adverte sobre perigos dos mais diversos tipos. Ele nos fala especialmente sobre as armadilhas internas e externas nas quais podemos cair facilmente se não soubermos separar a realidade da ilusão. Precisamos estar atentos.
Além disso, a carta nos diz que imaginar é algo poderoso e especial, mas não basta. As coisas precisam acontecer no mundo real, pois é nesse lugar que realizamos e evoluímos.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜