top of page
Buscar

O Eremita: conheça o significado do arcano no tarot

Foto do escritor: Tati SantanaTati Santana

Atualizado: 22 de fev. de 2022

O Eremita é a carta de número 9 da sequência de arcanos maiores do tarot. Nesse momento, o herói sente a necessidade de se recolher e refletir a fim de estabelecer um contato maior consigo mesmo.


As avaliações e as consequências retratadas no arcano A Justiça impactaram o andarilho, e agora ele parte em busca de respostas. Muito provavelmente, ele encontrará um mestre em algum lugar da estrada. Mas, diferentemente do Hierofante, esse mestre também aprendeu trilhando um caminho solitário.


O número 9, relacionado ao arcano, simboliza a sabedoria, a reflexão, a solidão, o egocentrismo e também o “caminho de fora para dentro”. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem de idade avançada, no topo de uma montanha nevada. Em uma das mãos, ele carrega um cajado; na outra, uma lamparina com uma estrela.


O Eremita do tarot


Afinal, qual o significado da carta O Eremita?


Os significados atribuídos ao arcano O Eremita são diversos graças aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à conexão entre as cartas durante as leituras de tarot.


Entre os principais significados do Eremita no tarot estão:


  • a reflexão profunda;

  • a busca pela sabedoria;

  • a paciência e a prudência;

  • o momento de introspecção;

  • a busca pela iluminação espiritual;

  • a experiência que leva à maturidade.


O arcano representa o arquétipo do velho sábio, aquele que reflete e busca a iluminação espiritual, e do self, relacionado à organização da personalidade.


Embora os principais significados do arcano O Eremita sejam positivos, ele também pode expressar um lado negativo, simbolizando a solidão, a misantropia, a frieza, a racionalidade em excesso, a dificuldade para se relacionar e a inércia.



O que o Eremita nos ensina?


O Eremita nos ensina que o caminho rumo à sabedoria é, por muitas vezes, interno. Há respostas que só podemos encontrar dentro de nós, e de nada adianta tentar buscá-las em vivências com outras pessoas, no ritmo frenético do mundo.


Nesses casos, é essencial se recolher por um momento e refletir. Assim como a voz da intuição, que surpreendeu a Sacerdotisa no começo da jornada, a voz da razão surgirá para o ermitão, dizendo para onde ele deve seguir.


Por outro lado, o arcano nos lembra que, assim como em qualquer viagem, é preciso se lembrar do caminho de volta. Senão, há o risco de ficar preso no topo da montanha ou nas profundezas da floresta interior. O isolamento deve ser benéfico, não uma forma de fuga das relações e da grande aventura da vida.


 

Marque uma consulta de Tarot Terapêutico no Meditarô

e receba os conselhos que precisa. Clique aqui!



💜


7.520 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page