O Eremita é a carta de número 9 da sequência de arcanos maiores do tarot. Nesse momento, o herói sente a necessidade de se recolher e refletir a fim de estabelecer um contato maior consigo mesmo.
As avaliações e as consequências retratadas no arcano A Justiça impactaram o andarilho, e agora ele parte em busca de respostas. Muito provavelmente, ele encontrará um mestre em algum lugar da estrada. Mas, diferentemente do Hierofante, esse mestre também aprendeu trilhando um caminho solitário.
O número 9, relacionado ao arcano, simboliza a sabedoria, a reflexão, a solidão, o egocentrismo e também o “caminho de fora para dentro”. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem de idade avançada, no topo de uma montanha nevada. Em uma das mãos, ele carrega um cajado; na outra, uma lamparina com uma estrela.
![O Eremita do tarot](https://static.wixstatic.com/media/87a25f_ee7791d29c6f4cb5a54925820b32e040~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_110,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/87a25f_ee7791d29c6f4cb5a54925820b32e040~mv2.jpg)
Afinal, qual o significado da carta O Eremita?
Os significados atribuídos ao arcano O Eremita são diversos graças aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à conexão entre as cartas durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do Eremita no tarot estão:
a reflexão profunda;
a busca pela sabedoria;
a paciência e a prudência;
o momento de introspecção;
a busca pela iluminação espiritual;
a experiência que leva à maturidade.
O arcano representa o arquétipo do velho sábio, aquele que reflete e busca a iluminação espiritual, e do self, relacionado à organização da personalidade.
Embora os principais significados do arcano O Eremita sejam positivos, ele também pode expressar um lado negativo, simbolizando a solidão, a misantropia, a frieza, a racionalidade em excesso, a dificuldade para se relacionar e a inércia.
O que o Eremita nos ensina?
O Eremita nos ensina que o caminho rumo à sabedoria é, por muitas vezes, interno. Há respostas que só podemos encontrar dentro de nós, e de nada adianta tentar buscá-las em vivências com outras pessoas, no ritmo frenético do mundo.
Nesses casos, é essencial se recolher por um momento e refletir. Assim como a voz da intuição, que surpreendeu a Sacerdotisa no começo da jornada, a voz da razão surgirá para o ermitão, dizendo para onde ele deve seguir.
Por outro lado, o arcano nos lembra que, assim como em qualquer viagem, é preciso se lembrar do caminho de volta. Senão, há o risco de ficar preso no topo da montanha ou nas profundezas da floresta interior. O isolamento deve ser benéfico, não uma forma de fuga das relações e da grande aventura da vida.
Marque uma consulta de Tarot Terapêutico no Meditarô
e receba os conselhos que precisa. Clique aqui!
💜