A Estrela: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
A Estrela é a carta de número 17 da sequência de arcanos maiores do tarot. Após um período turbulento e transformador, retratado na carta A Torre, o herói agora se recupera e vivencia um encontro mágico com as forças do universo.
Ao fitar os astros brilhantes na imensidão do céu, o herói vê a sabedoria divina e se recorda de que a esperança está sempre à sua disposição. Melhores dias estão por vir. Enquanto isso, o herói aproveita para sonhar, se inspirar e exercer a própria criatividade.
O número 17, relacionado ao arcano, simboliza a esperança e a consciência espiritual. Ele pode ser reduzido ao número 8, que representa o equilíbrio e o arcano A Justiça e está relacionado à estrela de oito pontas que representa a deusa Ishtar e o planeta Vênus.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma mulher nua à beira de um lago, sob o céu estrelado. Simultaneamente, a mulher despeja água na terra e no lago.

Afinal, qual o significado da carta A Estrela?
Os significados atribuídos à carta são muitos e resultam dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da ligação entre os arcanos durante as tiragens.
Entre os principais significados da Estrela no tarot estão:
a esperança;
a fé nas forças do universo;
a inspiração e a criatividade;
a recuperação e a paz interior;
a sorte e os desejos realizados;
a paciência baseada na confiança.
A carta representa o arquétipo self, relacionado à organização da psique e à unificação do consciente e do inconsciente. Naturalmente, ela também está ligada à estrela como o astro luminoso que passou a representar a presença divina, os desejos, entre outros aspectos ao longo da história.
Embora os significados principais da carta sejam positivos, há também um lado negativo onde ela simboliza a esperança infundada, a fé sem ação que gera estagnação e as expectativas altas demais para serem correspondidas.
O que a Estrela do tarot nos ensina?
A Estrela surge para nos lembrar de que tudo vai dar certo. Precisamos ter fé nas forças do universo e acreditar que ele realmente conspira a nosso favor.
Quando o astro luminoso aparece para nós é como se as boas energias se espalhassem e a negatividade fugisse do nosso campo de visão. Essa carta nos transmite tranquilidade, mas também muito poder. Afinal, quando temos esperança e propósito somos capazes de progredir, seja lá no que for.
De qualquer forma, o arcano também adverte para os excessos, até mesmo no momento de acreditar e de criar expectativas. A personagem da carta tem um pé na água e outro na terra. Ela está conectada não apenas ao lago das próprias emoções, mas também à realidade física.
É como diz aquele velho ditado: nem tanto ao céu nem tanto à terra. Assim, é possível aproveitar, de fato, o melhor que o universo tem a oferecer.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜