O Imperador é a carta de número 4 da sequência de arcanos maiores do tarot. Quando chega a esse estágio, o herói da jornada se depara com a sociedade e suas leis, simbolizadas pelo personagem do arcano.
Assim, o herói vai além da realidade natural e repleta de paixões, representada pelo arcano da Imperatriz, e conhece um mundo menos apaixonado, mas fundamental. Nessa etapa, as coisas não apenas se tornam realidade, como também ganham estrutura e valor material.
O número 4, relacionado ao arcano, simboliza a estabilidade, a ordem e a rigidez que facilmente leva ao aprisionamento. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um homem sentado em um trono, aparentemente de concreto, em meio a uma paisagem rochosa.
Os dois lados do trono na imagem do arcano contam com o símbolo do carneiro, correspondente ao signo de áries. Em uma das mãos do personagem, há um cetro; na outra, um orbe. Na cabeça, há uma coroa. Os três objetos evidenciam um imenso poder.
Afinal, qual o significado da carta O Imperador?
São muitos os significados relacionados ao arcano O Imperador devido aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à combinação das cartas durante as tiragens.
Entre os principais significados do Imperador no tarot estão:
liderança;
grande poder;
leis da sociedade;
ordem e estabilidade;
segurança e proteção;
uso do poder racional;
concretização de projetos.
Esse arcano representa o arquétipo do Pai, ligado a aspectos como ordem, disciplina e proteção. Ele também corresponde ao arquétipo animus, relacionado à ação e à intelectualidade.
Embora as características principais do arcano O Imperador sejam positivas, ele também pode expressar um lado negativo, simbolizando o autoritarismo, a rigidez, a insensibilidade, a agressividade, a ambição excessiva e a liderança injusta e ineficaz.
O que o Imperador do tarot nos ensina?
O Imperador surge para nos lembrar da nossa capacidade de concretizar aquilo que desejamos. Ele nos ensina a utilizarmos o nosso poder para fazermos as coisas acontecerem no mundo real, criando, inclusive, uma liderança justa e eficiente.
Esse arcano também nos lembra da importante figura do pai enquanto cuidador, protetor e orientador e nos mostra o quanto as leis existentes na sociedade são importantes para o nosso bem-estar.
No entanto, o arcano nos adverte para os perigos do uso do poder e da manipulação das leis por pessoas autoritárias e egoístas que visam apenas o próprio benefício. Ele também nos aconselha a não adotar esse tipo de atitude em âmbitos como o familiar, o afetivo e o profissional, por exemplo.
Por fim, a carta nos mostra que as fases de estabilidade e os recursos materiais são benéficos apenas enquanto contribuem para a nossa evolução. Quando passam a nos aprisionar, eles são apenas pedras no caminho que devemos remover ― sem hesitar.
Clique aqui e receba um conselho do Tarot de acordo com a sua necessidade! ✨