A Justiça é a carta de número 8 da sequência de arcanos maiores do tarot. Ela simboliza o momento em que o herói se depara com as consequências das suas atitudes durante a viagem retratada no arcano O Carro.
Nesse estágio, o herói também percebe a necessidade de se equilibrar e de adquirir uma visão racional sobre a própria vida e sobre o mundo. É a hora das avaliações.
O número 8, relacionado ao arcano, simboliza a própria justiça, o equilíbrio e o carma. No tarot Waite-Smith, assim como nos tarots nele inspirados, o arcano é representado pelo número 11. Essa mudança foi realizada por Arthur Edward Waite no momento da concepção do oráculo. Esse número simboliza a transgressão, os excessos e o mistério.
A imagem do arcano no tarot Waite-Smith conta com uma mulher sentada em um trono entre dois pilares da mesma cor. Em uma das mãos, ela exibe uma espada; na outra, uma balança. Ela também exibe uma coroa que evidencia o seu poder.
Afinal, qual o significado da carta A Justiça?
São diversas as interpretações atribuídas à carta. Elas são o resultado dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da conexão entre os arcanos durante as tiragens.
Entre os principais significados da Justiça no tarot estão:
os julgamentos;
o poder racional;
o senso analítico;
os carmas da vida;
a tomada de decisões;
a honra e a honestidade;
o equilíbrio entre os opostos.
A carta representa o arquétipo animus, relacionado à ordem e à razão, e o arquétipo do julgador. Ela também está relacionada à deusa grega Atena, ligada à intelectualidade, à autonomia, à estratégia e ao equilíbrio.
Embora os principais significados da carta A Justiça sejam positivos, ela também pode expressar um lado negativo, simbolizando a frieza, a distância afetiva, a intolerância, a rigidez, o abuso de poder e também as consequências negativas que são obtidas devido a atitudes equivocadas.
O que a Justiça do tarot nos ensina?
A Justiça nos ensina, sobretudo, a raciocinar. A razão é valiosa e ilumina os nossos caminhos de uma maneira poderosa. Por meio dela, podemos ver as situações de um modo objetivo, sem as tentadoras distrações das emoções, o que favorece julgamentos mais justos e produz melhores resultados.
No entanto, o arcano mostra claramente, por meio da sua balança, a importância de se ter equilíbrio, mesmo quando se trata do uso do poder racional.
Quando pensamos demais e não nos permitimos sentir, a balança pende para um lado e tudo começa a se desorganizar. Passamos a ser frios e distantes em relação ao mundo. Por isso, é essencial manter a racionalidade, mas também a harmonia.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜