top of page
Buscar

O Louco: conheça o significado do arcano no tarot

Foto do escritor: Tati SantanaTati Santana

Atualizado: 16 de nov. de 2021

O Louco é a carta de número 0 da sequência de arcanos maiores. Ele também é considerado o arcano de número 22, pois representa o herói da jornada pelo tarot, que percorre cada estágio a fim de aprender e evoluir.


Como o arcano de número 0, ele simboliza o impulso inicial em direção à evolução. Enquanto isso, como o arcano 22, ele representa o herói que percorreu todos os estágios simbolizados pelas outras cartas e chegou, enfim, ao final da jornada.


Porém, o personagem é um andarilho e a sua busca é eterna, ou seja, ele sempre volta ao ponto inicial para começar um novo ciclo.


No tarot Waite-Smith, a carta do Louco é representada por um rapaz com roupas coloridas que carrega uma vara, uma pequena bolsa e uma rosa branca. O personagem caminha distraído à beira de um penhasco, enquanto um cachorro parece tentar dissuadi-lo de continuar.


O Louco do tarot


Afinal, qual o significado da carta O Louco?


São muitas as interpretações dadas à carta O Louco, tanto a partir dos estudos e vivências de tarotistas e tarólogos, quanto da conexão do arcano com as outras cartas durante as tiragens.


Entre os principais significados do Louco no tarot estão:


  • a coragem;

  • a liberdade;

  • o desapego;

  • a determinação;

  • a espontaneidade;

  • o espírito de aventura.


Ele representa o arquétipo do andarilho, que parte em busca da liberdade e do autoconhecimento, e o arquétipo do Puer Aeternus, ou seja, da Eterna Criança que há dentro de cada um de nós e que nos motiva a viver com otimismo, entusiasmo e ingenuidade.


Embora o arcano conte com aspectos positivos, ele também pode expressar um lado negativo, simbolizando a impulsividade, a imprudência, a imaturidade e a inconstância.



O que o Louco do tarot nos ensina?


O Louco é um arcano realmente inspirador. Ele nos ensina sobre a importância de irmos em busca do que desejamos com coragem, determinação e otimismo, iniciando a nossa jornada com o entusiasmo de uma criança.


O personagem dessa carta não está preocupado com o que a sociedade tem a dizer sobre o seu comportamento nem com os recursos materiais que ele vai deixar para trás. Ele exala liberdade e autoconfiança e leva em sua pequena bolsa apenas o que é realmente necessário para a sua aventura.


Por outro lado, o arcano nos mostra a importância de seguir cada jornada com sabedoria e prudência. A espontaneidade e o desapego são bem-vindos, mas é preciso se proteger e evitar a tendência de nunca continuar o que se começa devido ao constante desejo de ir em busca de algo novo. Assim, fica mais fácil trilhar um caminho de sucesso.


 

Quer receber um conselho do tarot para avançar na vida? Clique aqui!



💜


8.059 visualizações0 comentário

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page