O Mago é a carta de número 1 da sequência de arcanos maiores. Assim como a sua posição no tarot evidencia, ele representa o início de uma nova jornada.
Nesse arcano, o herói simbolizado pelo arcano O Louco vai além do impulso inicial, reconhece o próprio potencial e começa, de fato, a transformar desejos e intenções em coisas reais.
O número 1, relacionado ao arcano, simboliza o início, o impulso, a atividade e a energia yang. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um rapaz coberto por um manto vermelho, diante de uma mesa onde estão os elementos que correspondem aos quatro naipes dos arcanos menores: taça (Copas), bastão (Paus), espada (Espadas) e pentáculo (Ouros).
Acima da cabeça do personagem há uma lemniscata, símbolo do infinito, do equilíbrio e da conexão entre os mundos espiritual e físico. O personagem também aponta uma varinha para o céu e o dedo indicador para o chão, demonstrando o seu grande poder de realização.
![O Mago do tarot](https://static.wixstatic.com/media/87a25f_82bc0967392540f9a5a968d7dd53288c~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_733,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/87a25f_82bc0967392540f9a5a968d7dd53288c~mv2.jpg)
Afinal, qual o significado da carta O Mago?
São diversos os aspectos atribuídos ao arcano O Mago. Eles são provenientes, sobretudo, dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos ao longo dos anos, assim como da conexão entre as cartas em uma determinada tiragem.
Entre os principais significados do Mago no tarot estão:
a iniciativa;
a autoconfiança;
o poder de ação e criação;
a comunicação persuasiva;
o desenvolvimento de habilidades;
o uso de recursos internos e externos.
Ele representa o arquétipo animus, relacionado à ação, à razão e à postura ativa diante da vida. O arcano também representa o arquétipo do mago que vivenciamos quando fazemos escolhas, utilizamos nossos potenciais e nos comunicamos de modo estratégico.
Embora os principais aspectos do arcano sejam positivos, ele também pode expressar um lado negativo, simbolizando a manipulação, o egocentrismo e o excesso de autoconfiança que gera problemas.
O que o Mago do tarot nos ensina?
O Mago desperta o poder que há em nós. Ele nos ensina a acreditar na nossa capacidade de realizar o que desejamos e de utilizar os elementos internos e externos que temos à nossa disposição para iniciar algo.
E se a autoconfiança é a palavra de ordem do arcano, a comunicação surge para potencializá-la. O personagem da carta mostra que devemos nos comunicar de modo eficiente para alcançar o que desejamos.
Por outro lado, o arcano pede cuidado com a tendência a confiar demais no próprio poder, a presumir ser capaz de realizar qualquer coisa sozinho e a usar as habilidades para manipular outras pessoas. É preciso evitar essas tentações e ter sabedoria, integridade e equilíbrio.
Quer receber um conselho do tarot para avançar na vida? Clique aqui!
💜
Comments