top of page

A Morte: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 22 de fev. de 2022

A Morte, também conhecida como o “arcano sem nome”, é a carta de número 13 da sequência de arcanos maiores.


Após o grande desafio que o herói encontrou no arcano O Pendurado, ele se sacrificou, refletiu e aprendeu. Nada mais natural que agora ele sofra uma grande transformação que vai pôr fim a tudo o que já não serve, dando espaço para coisas novas e mais produtivas.


O número 13, relacionado a esse arcano, simboliza o azar, a negatividade e própria morte, sendo, inclusive, um número temido por muitas pessoas, assim como a carta em questão. Ele pode ser reduzido ao número 4, que simboliza a estabilidade, a rigidez e o arcano O Imperador.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um esqueleto, montado em um cavalo branco, a segurar uma bandeira com a figura de uma rosa. Diante do cavaleiro, um homem está caído, uma mulher se ajoelha com temor, uma criança se ajoelha com uma flor nas mãos e um pontífice permanece em pé com as mãos erguidas. Ao fundo, o sol surge entre duas colunas.


A Morte do tarot


Afinal, qual o significado da carta A Morte?


São diversos os significados atribuídos ao arcano em razão dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da conexão entre as cartas durante as tiragens. Há quem acredite que a carta é sempre um prenúncio da morte física. Na verdade, ela geralmente simboliza o fim de ciclos na dinâmica da vida.


Entre os principais significados da Morte no tarot estão:


  • as mudanças inesperadas;

  • as transformações necessárias;

  • o fim de um ciclo e a renovação;

  • a saída de uma situação insustentável.


Ela representa o arquétipo “morte/vida”, onde morrer é uma ação fundamental para que a vida possa existir. São processos contrários, mas que se complementam.


Embora os principais significados do arcano sejam positivos, há também aspectos negativos, como os finais dolorosos, as perdas e a resistência à mudança, que gera sofrimento e impede a renovação.



O que a Morte do tarot nos ensina?


A Morte surge para nos ensinar uma lição muitas vezes difícil de aprender: para que algo possa nascer, algo deve morrer. Estamos sempre finalizando e renunciando a diversas coisas para dar lugar ao novo, mesmo sem percebermos.


No entanto, quando a transformação é mais intensa, tendemos a evitá-la, sucumbindo ao apego e ao sofrimento. Por isso, o arcano nos aconselha a aceitar as mudanças necessárias em nossa vida, contribuindo para a renovação ao invés de encarar o cavaleiro da carta como um inimigo.


Quando não nos dispomos a mudar, ficamos estagnados, aprisionados em situações que já não nos conduzem à evolução. A vida é movimento. Precisamos deixá-la fluir, ainda que, para isso, algumas coisas tenham que ficar pelo caminho.


 

Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page