A Roda da Fortuna é a carta de número 10 da sequência de arcanos maiores do tarot. Após passar pela fase de isolamento e reflexão retratada na carta O Eremita, o herói encontrou as respostas que tanto procurava e então chegou em um ponto de virada.
Agora, ele sente que a vida o presenteia com uma nova oportunidade de aprender e evoluir. Seria a força do destino do herói? O que ele sabe, na verdade, é que um novo ciclo se inicia e que é preciso aceitar esse fato.
O número 10, relacionado ao arcano A Roda da Fortuna, simboliza a conclusão e a ordem divina. Ele pode ser reduzido ao número 1, que simboliza o impulso, o recomeço e a carta do Mago.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma roda que flutua no céu entre quatro figuras aladas que representam os quatro elementos, um anjo (ar), uma águia (água), um touro (terra) e um leão (fogo), e também podem ser uma alusão aos quatro querubins da passagem bíblica de Ezequiel.
No topo da roda, uma esfinge está sentada a segurar uma espada. Uma serpente amarela desce enquanto Anúbis, deus egípcio dos mortos com corpo de humano e cabeça de chacal, sobe.
![A Roda da Fortuna do tarot](https://static.wixstatic.com/media/87a25f_121ac38ec7e54a0ea818688f811b0830~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_733,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/87a25f_121ac38ec7e54a0ea818688f811b0830~mv2.jpg)
Afinal, qual o significado da carta A Roda da Fortuna?
As interpretações do arcano são variadas em razão dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e das combinações das cartas durante as tiragens.
Entre os principais significados da Roda da Fortuna no tarot estão:
a ação do destino;
as oportunidades;
os carmas e os ciclos;
os altos e baixos da vida;
as mudanças inevitáveis;
as reviravoltas nas situações.
A carta representa o arquétipo da roda, ligado ao movimento cíclico da vida no qual os altos e baixos estão presentes.
Embora os principais aspectos da carta A Roda da Fortuna sejam positivos, há também um lado negativo com significados diversos, como a resistência diante das reviravoltas da vida, o sofrimento em função das mudanças e o movimento descendente que leva à queda, ou seja, a acontecimentos indesejáveis.
O que a Roda da Fortuna nos ensina?
A Roda da Fortuna nos ensina a perceber que o giro da roda da vida é constante e as mudanças são inevitáveis.
No entanto, a carta nos lembra que sofrer ou aproveitar as reviravoltas em nossa vida é uma escolha nossa, e podemos utilizar esse poder para aprender e evoluir. De nada adianta se revoltar. Há coisas que simplesmente acontecem, e é preciso se readaptar.
O arcano também nos lembra da importância de buscar o centro da roda para sofrer menos com os altos e baixos da vida e de buscar a extremidade da roda para sentir o movimento da vida com mais intensidade.
Afinal, a adequação a essa grande e poderosa estrutura é o segredo para aproveitá-la da melhor maneira possível.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments