A Sacerdotisa: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 10 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
A Sacerdotisa, também conhecida como A Papisa, é a carta de número 2 da sequência de arcanos maiores do tarot.
Essa carta representa o estágio onde o herói se depara pela primeira vez com a energia passiva e com as forças do inconsciente, sentindo a necessidade de trilhar um caminho interno de sabedoria e intuição depois da energia ativa retratada na carta O Mago.
O número 2, relacionado ao arcano A Sacerdotisa, simboliza a polaridade, a passividade e a energia yin. No tarot Waite-Smith a carta é representada por uma mulher sentada entre dois pilares, um preto e um branco, que sinalizam as energias opostas. A personagem segura um pergaminho correspondente à torá. Atrás dela se vê o mar.
Na cabeça, a mulher da carta exibe a tríplice lunar, que simboliza a Deusa em seus três aspectos: donzela, mãe e anciã. Aos pés dela há uma lua crescente que ressalta o aspecto da virgem.

Afinal, qual o significado da carta A Sacerdotisa?
São muitos os significados relacionados à carta A Sacerdotisa. Eles são resultantes dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos ao longo da história e da conexão da carta com outros arcanos durante as tiragens.
Entre os principais significados da Sacerdotisa no tarot estão:
o poder de cura;
a busca pela sabedoria;
a introspecção e os mistérios;
a conexão com o inconsciente;
a ligação com a ancestralidade;
o desenvolvimento e o uso da intuição.
Ela representa o arquétipo da virgem, aquela que se dedica ao caminho espiritual, e também o arquétipo anima, relacionado à emoção, à intuição e à passividade.
Apesar dos aspectos principais da carta serem positivos, ela também conta com um lado negativo, simbolizando as fantasias, a timidez, o excesso de passividade e a dificuldade de se relacionar com outras pessoas e de mostrar as próprias emoções.
O que a Sacerdotisa do tarot nos ensina?
A Sacerdotisa nos conduz a uma viagem interna em busca da nossa intuição e sabedoria. Ela nos mostra a importância de olharmos para dentro e buscarmos as respostas que tanto procuramos.
Para isso, é importante que a gente se permita viver momentos de introspecção, o que pode parecer estranho na sociedade atual onde as interações são tão valorizadas. No entanto, esses momentos são valiosos e podem nos conectar com a nossa parte mais profunda, acendendo a nossa intuição.
Por outro lado, o arcano nos alerta que é preciso saber a hora certa de retornar dessa incrível viagem. Se permanecermos por muito tempo em um momento de introspecção, correremos o risco de não saber o caminho de volta e de encontrar dificuldades para vivenciar o mundo externo.
Precisamos ter cautela e equilíbrio. Assim, poderemos nos tornar cada vez mais sábios, intuitivos e conscientes de quem somos.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments