A Temperança: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
A Temperança é a carta de número 14 da sequência de arcanos maiores do tarot. Nesse estágio, o herói, renovado pelo encontro com o arcano A Morte, recebe apoio espiritual para restaurar e equilibrar as suas forças internas.
Enquanto isso, o personagem também se arrisca a vivenciar a experiência da alquimia, misturando os opostos dentro de si. Ele se mostra mais equilibrado, sereno e paciente, seguindo os conselhos do anjo que encontrou.
O número 14, relacionado ao arcano, simboliza a ajuda e a bondade, podendo ser reduzido ao número 5, que representa a síntese da realidade, a quintessência, o ser humano e o arcano O Hierofante.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um anjo à beira de um lago, segurando duas taças. A figura angelical derrama o líquido de uma taça para a outra. Ao fundo, o sol se ergue e um longo caminho leva às montanhas.

Afinal, qual o significado da carta A Temperança?
São diversos os significados atribuídos ao arcano A Temperança. Eles resultam dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos ao longo do tempo e da combinação das cartas durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados da Temperança estão:
a alquimia;
a paciência;
o autocontrole;
a atitude moderada;
a bondade e a boa vontade;
o equilíbrio entre os opostos;
a conciliação e a flexibilidade.
A carta representa o arquétipo do alquimista, aquele que transforma o chumbo em ouro, buscando, na verdade, a transmutação dos aspectos interiores para alcançar a evolução espiritual. Ela também está relacionada ao arquétipo self, o centro regulador da psique que unifica os opostos.
Apesar dos aspectos positivos da carta A Temperança, há também um lado negativo representado por aspectos diversos, como a passividade excessiva, a influenciabilidade, a estagnação e a submissão às vontades dos outros em detrimento das próprias.
O que a Temperança do tarot nos ensina?
A Temperança nos ensina que, por muitas vezes, a moderação e a paciência são as chaves para o sucesso.
Em pleno século XXI, tem sido cada vez mais difícil compreender que momentos de pausa e espera são tão valiosos e decisivos quanto a hora de agir. Ser moderado então… não combina muito com o frenesi da sociedade. Mas essa carta surge para nos mostrar que tudo isso importa.
A espera sustentada pela paciência evita atitudes precipitadas e permite o desenrolar das situações. A moderação evita que nos tornemos escravos dos nossos instintos. E o que dizer do equilíbrio? Ele está implícito em todas as lâminas do tarô, sendo como uma linha tênue sobre a qual devemos caminhar com cautela e destreza.
A carta nos ensina a receber esses aspectos com o coração aberto, como se eles fossem presentes de um anjo que vem para nos auxiliar nos momentos mais difíceis.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜