top of page

A Torre: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 21 de jan. de 2021

A Torre é a carta de número 16 da sequência de arcanos maiores. No estágio anterior, simbolizado pela carta O Diabo, o herói teve um encontro com o seu lado “sombra”. Porém, o caminho para as profundezas tinha muitas armadilhas e o ser acabou se tornando prisioneiro da matéria e do poder.


Assim, o herói acabou construindo uma torre bem alta em torno de si e passou a se achar mais poderoso do que realmente era. Agora, essa estrutura deve ser derrubada para que ele possa se libertar das ilusões e continuar a sua jornada.


O número 16, relacionado ao arcano, simboliza a intensificação das coisas materiais e o consequente desmembramento, sendo produto da multiplicação de quatro por quatro. Ele pode ser reduzido ao número 7, relacionado à perfeição, aos desafios e ao arcano O Carro.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma torre a ser atingida por um raio. Ela está em chamas, e do seu topo cai uma coroa, símbolo do poder antes estabelecido. Enquanto isso, duas pessoas caem da estrutura com expressões de tristeza e desespero.


A Torre do tarot


Afinal, qual o significado da carta A Torre?


O arcano conta com diversos significados provenientes dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da conexão entre as cartas durante as tiragens.


Entre os principais significados da Torre no tarot estão:


  • a libertação;

  • a transformação;

  • o fim de uma ilusão;

  • a destruição de estruturas limitantes;

  • uma mudança súbita que traz renovação;

  • um desafio que exige uma readaptação.


O arcano é associado ao mito cristão da Torre de Babel, estrutura que teria sido parcialmente construída pelos descendentes de Noé como símbolo da recusa em se espalhar pela terra.


Soberbos, os descendentes teriam tentado construir uma torre tão alta que pudesse alcançar os céus, mas foram impedidos por Deus, que confundiu o povo com várias línguas, separando-o.


Embora os principais aspectos da carta sejam positivos, há também um lado negativo no qual ela simboliza as estruturas internas ou externas construídas com base no orgulho e na vaidade (que são destruídas pela vida), a autoproteção excessiva (que é arruinada), o colapso, o caos, o desespero e a resistência à mudança.



O que a Torre do tarot nos ensina?


A Torre nos chacoalha antes mesmo de nos ensinar. Com ela, nós aprendemos que as estruturas construídas com base em valores duvidosos cairão, mais cedo ou mais tarde.


Se estivermos escondidos no interior da estrutura, pior ainda, no seu ponto mais alto, sofreremos uma queda bem dolorosa. Ao chegarmos ao chão, teremos que pegar os nossos cacos e aprender da pior maneira a realizar a necessária transformação interna.


Por isso, o arcano nos aconselha a não construir essas fortalezas que, na verdade, podem muito bem ser chamadas de prisões. Porém, se isso acontecer, a carta nos recomenda a aceitar o momento do colapso, pois ele é necessário para a nossa evolução. A vida sempre dará um jeito de nos libertar.


 

Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page