top of page
Buscar

A Sacerdotisa: você não precisa socializar o tempo todo

A Sacerdotisa é a nossa carta do tarot para a Lua Cheia de 18/09/24 a 23/09/24 


É só olhar para o brilho e a presença marcante da Lua Cheia no céu para perceber que, em comparação com as outras três fases lunares, é ela que melhor representa a sociabilidade, a autoexpressão e o magnetismo pessoal, aspectos bastante ligados a um comportamento mais extrovertido.


Porém, ao tirar a carta da Sacerdotisa -  uma personagem tão introvertida no tarot - para uma fase lunar como essa, logo me vi diante de uma pergunta muito comum hoje em dia: como não se sentir obrigado a socializar em um mundo que socializa o tempo inteiro? 


Sacerdotisa, Rider-Waite-Smith Tarot

Se você se identifica com esse incômodo, algo que pode te ajudar a superá-lo é pensar nos benefícios de se permitir viver os seus momentos de introspecção. Se associarmos as nossas vivências a sós com nós mesmos à perda de algo, o que vemos, por exemplo, na atual síndrome de FOMO (fear of missing out ou "medo de ficar de fora"), fica difícil mesmo não se sentir arrastado para a socialização mesmo quando o nosso “eu” pede por recolhimento. 


Vamos olhar para a Sacerdotisa do tarot e pensar sobre alguns dos benefícios de trilhar o “caminho para dentro”:


  • A expressão serena da Sacerdotisa em seu templo já sugere a importância de estar só por um momento para acalmar as próprias emoções e sentir o que precisa ser sentido com sabedoria e autoacolhimento, abrindo as portas para uma consciência maior de si. 


  • A água abundante na carta da Sacerdotisa mostra o mergulho no inconsciente que é favorecido pela introversão. Sonhos, fantasias, oráculos, símbolos… tudo isso encontra mais espaço para conversar conosco quando olhamos para dentro. 


  • O pergaminho da Sacerdotisa no RWS Tarot, muitas vezes substituído por um livro em outros decks, representa a sabedoria que pode ser buscada e adquirida na solitude e no mergulho em si mesmo. E não se trata de uma sabedoria vaga e distante. É uma sabedoria que mora dentro de você e que, ao ser resgatada, pode ser usada para melhorar aspectos e solucionar problemas diversos da sua vida. 



  • O véu e a cortina da Sacerdotisa são alguns dos elementos que sugerem a natureza misteriosa que ela tem. Isso nos lembra da importância de nos preservarmos em um certo grau, pois nem tudo precisa ser dito ou mostrado, mesmo na era das redes sociais. Preservar as nossas escolhas e vivências em um nível saudável evita o excesso de influências externas que nos impede de ouvir a nossa voz interior. 


  • As duas colunas atrás da Sacerdotisa mostram o equilíbrio que floresce por meio da interiorização. Não fomos feitos apenas para direcionar a nossa energia para fora, como vemos acontecer na carta do Mago, mas também para direcioná-la para dentro. Existe sim a influência da nossa personalidade, que tende a ser mais introvertida ou extrovertida no geral, e isso precisa ser respeitado. Mas também pode ser muito vantajoso buscarmos um certo equilíbrio dentro do que for possível para cada um de nós. Às vezes, estamos mais para o extremo de um comportamento “para fora ou para dentro” não por uma tendência natural, mas por estarmos desorganizados ou aprisionados às expectativas dos outros. Por quantas vezes seguidas você ou alguém que você conhece queria passar o fim de semana em casa, mas saiu só por medo de desagradar os amigos?


Que essa Lua Cheia possa ser de muito brilho, socialização e autoexpressão, se assim você desejar, mas também de introspecção sem culpa, se esse for o pedido do seu “eu” mais profundo. Você não precisa seguir sempre o ritmo do mundo ao seu redor, seja ele qual for, pois as suas necessidades também são importantes. Uma linda fase lunar para você! 














4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page