Ás de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
O Ás de Espadas é um dos arcanos menores do tarot e, devido ao seu naipe, está ligado ao elemento “ar” e ao universo da razão, da ação e da comunicação.
Ao chegar a esse arcano, o ser descobre dentro de si o grande poder do intelecto e a possibilidade de agir de modo preciso para combater todos os obstáculos em seu caminho.
O ser recebe a chance de cortar um problema pela raiz com a afiada espada da inteligência, de enfrentar um conflito com poder e coragem e, também, de vivenciar uma “iluminação” súbita, tendo uma grande ideia que o conduzirá ao sucesso.
O número 1, relacionado ao arcano, simboliza o impulso, o início e a ação. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma espada erguida por uma mão misteriosa que emerge das nuvens. No topo da lâmina da espada, há uma coroa que evidencia o poder.

Afinal, qual o significado da carta Ás de Espadas?
Os aspectos atribuídos à carta Ás de Espadas são diversos graças aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à combinação dos arcanos durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do Ás de Espadas no tarot estão:
uma ação forte e precisa;
o começo de um diálogo;
o surgimento de uma ideia;
a revelação de uma verdade;
a elaboração de uma estratégia;
a disposição para refletir e julgar.
Apesar dos aspectos positivos do arcano, há também um lado negativo onde ele simboliza a racionalidade em excesso, a disposição para o conflito e as iniciativas com base na intolerância, na agressividade e no autoritarismo.
O que o Ás de Espadas do tarot nos ensina?
O Ás de Espadas nos presenteia com um início repleto de poder e de clareza mental. Com ele aprendemos sobre a importância das ideias para evoluir, solucionar problemas e alcançar objetivos.
Com o arcano, aprendemos também que há força na ação que se baseia em uma boa estratégia. O impulso natural dos ases se torna um empurrãozinho dado por um processo de análise e reflexão.
No entanto, o arcano também nos adverte para a frieza, o autoritarismo e a crueldade que podem tomar conta de um projeto, de uma situação ou de uma relação por causa de uma postura excessivamente racional que desconsidera as emoções e os instintos.
O arcano nos aconselha a equilibrar a razão com outros aspectos importantes da vida, como a intuição e os sentimentos. Assim, poderemos aproveitar o melhor que a energia do elemento “ar” tem a nos oferecer.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments