O Ás de Ouros é um dos arcanos menores do tarot e está ligado ao elemento “terra” devido ao seu naipe. Por consequência, ele também é associado à matéria, às riquezas e ao trabalho.
Ao chegar nesse arcano, o ser passa a usufruir de um grande impulso rumo à realização de algo no plano material. Ele sente uma grande energia que o conduz ao trabalho e à perseverança, podendo, inclusive, receber inesperadamente aquele recurso material que ele tanto precisava para seguir.
Porém, o mundo material conta com diversas armadilhas, e o ser deve estar atento para não se tornar muito ambicioso e materialista, esquecendo-se dos outros aspectos importantes da vida.
O número 1, relacionado ao arcano, simboliza o impulso, o início e a atividade. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma moeda a emergir das nuvens, conduzida por uma mão misteriosa. Ao fundo, há um portal que leva à saída de um jardim.
Afinal, qual o significado da carta Ás de Ouros?
Os aspectos da carta Ás de Ouros são diversos. Isso se deve aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos ao longo dos anos e à combinação dos arcanos durante as leituras de tarot.
Entre os principais significados do Ás de Ouros estão:
os recursos materiais;
o trabalho e o esforço;
o poder de materializar;
um presente dado pela vida;
a oportunidade de enriquecer;
o início de um empreendimento.
Além de apresentar aspectos positivos, a carta também conta com um lado negativo, representando as iniciativas movidas pelo materialismo, pelo apego, pela ambição desmedida e pela obsessão pelo trabalho.
O que o Ás de Ouros do tarot nos ensina?
O Ás de Ouros nos ensina a enxergar as possibilidades de realização no âmbito material. Ele nos enche de um espírito empreendedor que nos faz ir em busca de algo novo e instigante com esforço e determinação.
Com esse arcano, aprendemos que é possível obter recursos materiais, apostar em um novo projeto, iniciar uma carreira profissional e até mesmo estabelecer um contato maior com a natureza. Ele nos conduz às iniciativas no universo da matéria.
No entanto, o arcano também nos adverte para os perigos dos impulsos no âmbito material que nos levam ao desequilíbrio. Valorizar o mundo da matéria não significa viver apenas em função do dinheiro, consumir de modo desenfreado, trabalhar incessantemente ou agir com ambição e obstinação.
Devemos ser cautelosos para não nos tornarmos escravos da matéria. Afinal, a liberdade é um dos nossos maiores tesouros.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜