Ás de Paus: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
O Ás de Paus é um dos arcanos menores do tarot e, graças ao seu naipe, está relacionado ao elemento “fogo”. Assim, ele também está ligado à energia, ao impulso, à ação e aos instintos.
Esse arcano representa o momento em que o ser encontra dentro de si uma poderosa chama que o faz se sentir vivo e disposto a lutar por tudo o que deseja. Ele passa a vivenciar uma energia intensa que o impulsiona rumo à criatividade, à competitividade e à paixão.
Por outro lado, o ser se depara com o desafio de controlar e canalizar toda essa energia a fim de aproveitá-la plenamente. Ele precisa manter o equilíbrio.
O número 1, relacionado ao arcano, simboliza a unidade, o impulso e a ação. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um bastão do qual brotam diversas folhas. Ele é oferecido por uma mão que emerge de uma nuvem. Ao fundo se vê uma paisagem natural e um castelo.

Afinal, qual o significado da carta Ás de Paus?
Os significados atribuídos ao Ás de Paus são diversos graças aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à combinação dos arcanos durante as leituras de tarot.
Entre os significados principais do Ás de Paus estão:
a iniciativa;
uma nova ideia;
o início de novos projetos;
o poder de criação e de ação;
a forte presença da sexualidade;
a motivação para buscar um objetivo;
Os aspectos principais do arcano são positivos. No entanto, ele também expressa um lado negativo, representando o excesso de energia que gera impulsividade, agressividade e ambição desmedida para as iniciativas e relações.
O que o Ás de Paus do tarot nos ensina?
Com o Ás de Paus, aprendemos a olhar para a vida com uma paixão e um entusiasmo capazes de nos fazer enfrentar qualquer obstáculo a fim de alcançar a vitória.
A energia do elemento fogo ilumina os nossos lugares mais sombrios e nos traz um vigor que, por vezes, pode até parecer incontrolável.
Quando ela surge, sentimos que estamos prontos para a próxima batalha, vemos as ideias brotarem com uma facilidade inexplicável e somos influenciados pelas nossas mais profundas paixões.
Por outro lado, o arcano nos aconselha a ter cuidado no manejo dessa energia tão intensa. O fogo ilumina, mas também queima e destrói. Por isso, é preciso direcionar o nosso poder criativo e a nossa vitalidade para algo proveitoso, além de controlar o nosso espírito de luta e evitar conflitos desnecessários.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜