A Rainha de Copas é a carta pra Lua Minguante de 06/09/23 a 14/09/23
Quem conhece ou já ouviu falar de Alice no País das Maravilhas provavelmente sabe que nessa história há uma personagem chamada Rainha de Copas inspirada na carta daquele baralho tradicional que costumamos jogar. E é a partir dela que quero fazer a reflexão dessa semana.
Na história de Alice, a Rainha de Copas é uma personagem temperamental, orgulhosa, tirânica. Ela não tolera erros e se frustra muito facilmente. É perceptível que a personagem carrega a natureza emocional do naipe de Copas, mas não de um jeito muito equilibrado.
A Rainha de Copas da história é um bom exemplo do que a Rainha de Copas do tarot (a carta pra Lua Minguante dessa semana) representa em sua face negativa. O mundo de Copas é o mundo das águas que podem ser fonte de vida, mas também de destruição. Em mitos das mais diversas civilizações, temos a água como um elemento destrutivo por meio do dilúvio, como no mito da arca de Noé. E o que a gente aprende com isso?
![Rainha de Copas do Tarot](https://static.wixstatic.com/media/87a25f_407147ed1c0d4ba78cc56442905d98cd~mv2.png/v1/fill/w_980,h_515,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/87a25f_407147ed1c0d4ba78cc56442905d98cd~mv2.png)
Há de se ter muito cuidado com as águas internas. Com esse oceano de paixões, medos, expectativas, alegrias, tristezas, mágoas, enfim… um mundo infinito de emoções e sentimentos que nem sempre são tão benéficos à nossa existência e às nossas relações.
É claro que a gente também não pode represar essas águas. De alguma forma, é preciso dar vazão a elas para que elas não se acumulem e acabem causando uma grande inundação emocional em nossas vidas. É o que acontece, por exemplo, quando alguém chega a um colapso emocional. Mas a questão é: como vamos dar vazão às nossas emoções e aos nossos sentimentos, mesmo quando eles não são tão nobres, sem deixar que eles tomem conta de tudo?
É aí que entram duas velhas questões: a do autoconhecimento e a do equilíbrio.
Quanto mais a gente conhece as nossas águas internas, mais fácil fica de navegar por elas. E isso exige disposição e honestidade para olhar pra dentro e encarar aquilo que é sentido, que está acontecendo lá no fundo, mexendo com o nosso coração.
Mas para além de conhecermos a nós mesmos, precisamos também ter um senso de equilíbrio que vem quando a gente racionaliza mais as coisas. Quando a gente cria consciência que não dá para ceder a certos impulsos. Que aquele ódio precisa ser admitido e encarado com a finalidade de superação, mas não pode tomar conta de nós e nos levar a atitudes insanas. Que aquela frustração precisa ser sentida naquele momento, mas não pode ditar quem seremos a partir dali.
E isso me lembra que a Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas sempre mandava arrancarem a cabeça dos súditos que não faziam o que ela ordenava. Logo a cabeça, símbolo do nosso lado racional, o fator de equilíbrio para as nossas emoções descontroladas.
Não sejamos como ela, não é mesmo? Nessa Lua Minguante perfeita para olhar para dentro, vamos olhar para esses perigos do nosso lado emocional com calma, com gentileza, e perceber como podemos melhorar nesse quesito. Uma bela fase de reflexão para você!
Comments