Rainha de Ouros: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 5 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2021
A Rainha de Ouros, também conhecida como Dama de Ouros, é uma das cartas da corte dos arcanos menores do tarot e, graças ao seu naipe, está ligada ao elemento “terra”. Por consequência, ela é associada à matéria, ao dinheiro, ao trabalho, à natureza e ao corpo.
Entretanto, a Rainha é essencialmente ligada ao elemento “água”, o que gera a combinação água + terra. Do mesmo modo que o Rei de Ouros, ela representa a fase adulta com toda a maturidade e experiência. Porém, ela se difere por usar o poder do elemento para o desenvolvimento interno.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma rainha sentada em um trono em meio à natureza. Ela observa uma moeda enquanto um coelho corre próximo aos seus pés, como um sinal de fertilidade.

Afinal, qual o significado da carta Rainha de Ouros?
Os aspectos relacionados à Rainha de Ouros são diversos. Isso se deve aos estudos e às vivências dos tarólogos, à diversidade de baralhos e às combinações dos arcanos durante as leituras de tarot. Há também o fato de que as cartas da corte podem representar tanto aspectos psicológicos, quanto pessoas e acontecimentos.
Entre os significados da Rainha de Ouros no tarot estão:
a prosperidade;
a autoconfiança;
a proteção e o cuidado;
a conexão com a natureza;
a fertilidade e a maternidade;
a generosidade e o acolhimento.
Apesar dos principais significados serem positivos, há também um lado negativo no qual a carta simboliza o materialismo, a vaidade, a possessividade e o excesso de cuidado com os outros.
O que a Rainha de Ouros do tarot nos ensina?
A Rainha de Ouros é generosa, próspera e, acima de tudo, muito fértil.
Essa fertilidade não se restringe ao campo da maternidade, pois ela também utiliza esse poder para dar vida aos seus projetos e gerar tudo aquilo que deseja para si e para aqueles que ela se dispõe a auxiliar.
Com essa carta, aprendemos a vivenciar a prosperidade e a fertilidade em diversas áreas da nossa vida. Também descobrimos em nós o lado materno que nos estimula a proteger e a cuidar das pessoas que amamos.
Vivenciar a energia dessa Rainha é deixar para trás os pensamentos limitantes e seguir rumo à prosperidade. É contemplar a Grande Mãe Natureza, adentrando a floresta da alma. É aproveitar com equilíbrio os prazeres que o corpo, o dinheiro e os outros elementos do mundo material podem proporcionar.
No entanto, ela também nos adverte: é preciso fugir dos excessos que levam ao apego às riquezas, ao corpo, às pessoas e à matéria em geral. Assim, evitaremos a ilusão, o sofrimento e a dificuldade de evoluir no âmbito espiritual.
Quer receber um conselho do tarot para avançar na vida? Clique aqui!
💜
Comments