Rei de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 5 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
O Rei de Espadas faz parte da sequência de cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Em razão do seu naipe, ele é associado ao elemento “ar” e ao reino da razão, do conhecimento, da comunicação e do poder.
Porém, o Rei é essencialmente relacionado ao “ar”, o que resulta na combinação ar + ar e, consequentemente, na potencialização do elemento no arcano.
Da mesma forma que a Rainha de Espadas, esse personagem simboliza a fase adulta, na qual já há maturidade e experiência. Porém, ele se diferencia especialmente por utilizar o elemento para o desenvolvimento externo.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um rei sentado em um trono de pedra no alto de uma rocha. Em uma de suas mãos, ele segura uma espada.

Afinal, qual o significado da carta Rei de Espadas?
As interpretações dadas ao arcano Rei de Espadas são diversas graças aos estudos e às vivências de tarólogos e tarotistas e à combinação das cartas durante as tiragens. Além disso, as cartas da corte são versáteis e podem retratar aspectos psicológicos, pessoas e acontecimentos.
Entre os principais significados do Rei de Espadas no tarot estão:
o poder racional;
o senso analítico;
a liderança justa e ágil;
os julgamentos corretos;
a capacidade de elaborar estratégias;
a habilidade para solucionar problemas.
Apesar dos aspectos positivos do arcano, há também um lado negativo no qual ele representa a racionalidade em excesso, o autoritarismo, a intolerância, a rigidez e a falta de empatia.
O que o Rei de Espadas do tarot nos ensina?
O Rei de Espadas acessa o poder por meio do intelecto. Ele mostra a importância de se conectar com a razão para solucionar os problemas da vida e para liderar de modo justo e eficiente.
Com esse arcano, aprendemos a criar estratégias para que as nossas ações tragam os resultados esperados. O Rei do naipe de ar sempre reflete antes de agir. Ele não toma decisões no calor da emoção. Por isso, costuma enfrentar as batalhas da vida com precisão e sabedoria.
No entanto, o arcano também nos aconselha a evitar o excesso de razão que resulta em autoritarismo e falta de sensibilidade. O fato de que o Rei representa, entre outras coisas, a figura de um líder, faz com que a necessidade de ter empatia e saber lidar com as outras pessoas fique ainda mais em evidência.
Equilibrar a razão com a emoção e com a intuição é essencial para que as relações sejam benéficas e os dias sejam vividos com sabedoria e leveza.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜