top of page

Rei de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O Rei de Espadas faz parte da sequência de cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Em razão do seu naipe, ele é associado ao elemento “ar” e ao reino da razão, do conhecimento, da comunicação e do poder.


Porém, o Rei é essencialmente relacionado ao “ar”, o que resulta na combinação ar + ar e, consequentemente, na potencialização do elemento no arcano.


Da mesma forma que a Rainha de Espadas, esse personagem simboliza a fase adulta, na qual já há maturidade e experiência. Porém, ele se diferencia especialmente por utilizar o elemento para o desenvolvimento externo.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um rei sentado em um trono de pedra no alto de uma rocha. Em uma de suas mãos, ele segura uma espada.


Rei de Espadas do tarot


Afinal, qual o significado da carta Rei de Espadas?


As interpretações dadas ao arcano Rei de Espadas são diversas graças aos estudos e às vivências de tarólogos e tarotistas e à combinação das cartas durante as tiragens. Além disso, as cartas da corte são versáteis e podem retratar aspectos psicológicos, pessoas e acontecimentos.


Entre os principais significados do Rei de Espadas no tarot estão:


  • o poder racional;

  • o senso analítico;

  • a liderança justa e ágil;

  • os julgamentos corretos;

  • a capacidade de elaborar estratégias;

  • a habilidade para solucionar problemas.


Apesar dos aspectos positivos do arcano, há também um lado negativo no qual ele representa a racionalidade em excesso, o autoritarismo, a intolerância, a rigidez e a falta de empatia.



O que o Rei de Espadas do tarot nos ensina?


O Rei de Espadas acessa o poder por meio do intelecto. Ele mostra a importância de se conectar com a razão para solucionar os problemas da vida e para liderar de modo justo e eficiente.


Com esse arcano, aprendemos a criar estratégias para que as nossas ações tragam os resultados esperados. O Rei do naipe de ar sempre reflete antes de agir. Ele não toma decisões no calor da emoção. Por isso, costuma enfrentar as batalhas da vida com precisão e sabedoria.


No entanto, o arcano também nos aconselha a evitar o excesso de razão que resulta em autoritarismo e falta de sensibilidade. O fato de que o Rei representa, entre outras coisas, a figura de um líder, faz com que a necessidade de ter empatia e saber lidar com as outras pessoas fique ainda mais em evidência.


Equilibrar a razão com a emoção e com a intuição é essencial para que as relações sejam benéficas e os dias sejam vividos com sabedoria e leveza.


 

Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 
  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page