top of page
Buscar

Rei de Espadas: como usar a sua mente a seu favor para crescer na vida?

O Rei de Espadas é a nossa carta do tarot para a Lua Crescente de 11/09/24 a 17/09/24


Sem dúvidas, a nossa mente é uma das ferramentas mais importantes que temos para realizar as múltiplas coisas que sonhamos e necessitamos. Mas será que sabemos mesmo como utilizá-las a nosso favor para avançar na grande jornada da vida?


O Rei de Espadas, carta para a Lua Crescente dessa semana, pode nos ajudar a pensar sobre isso, já que ele é um personagem do tarot fortemente ligado ao plano mental. Tanto o rei quanto o naipe de Espadas estão associados ao elemento “ar” que, por sua vez, representa a mente e os seus múltiplos desdobramentos. Temos então a combinação ar + ar em uma carta só, o que intensifica essa energia. Haja poder mental!


Rei de Espadas, Tarot de Marselha

Bem, mas vamos à reflexão! Muitas pessoas possuem uma relação um tanto conflituosa com o seu lado mental por sofrer inúmeros problemas relacionados a ele, como o excesso de pensamentos que gera ansiedade, tristeza, insegurança, autodepreciação e autossabotagem. Todos nós já tivemos que lidar com as famosas “vozes da nossa cabeça”, que nem sempre estão alinhadas a quem somos ou desejamos ser, não é mesmo?


Mas a mente está longe de ser uma vilã. Na verdade, o que precisamos é saber utilizar o melhor dela, e esse é um desafio para a vida inteira. Vamos pensar juntos sobre algumas possibilidades?


Quando olhamos para o Rei de Espadas em sua polaridade positiva, somos inspirados a encarar o nosso lado racional com maturidade e responsabilidade, aspectos relacionados ao personagem. Isso significa, antes de tudo, entender o potencial criativo e destrutivo que a nossa mente possui e usá-la tanto para o nosso bem quanto para o bem do coletivo. Para isso, experimente:


  • Analisar a sua forma de pensar diante dos acontecimentos da vida. Rhena Branch e Rob Wilson afirmam no livro Cognitive Behavioural Therapy For Dummies que “se você atribui significados menos radicais, mais úteis e mais precisos a eventos negativos, provavelmente vivenciará respostas emocionais e comportamentais menos perturbadoras.” Isso porque, segundo a TCC, o que pensamos influencia diretamente a forma como nos sentimos e nos comportamos. Mas, para atribuir melhores significados, precisamos nos conscientizar daqueles que já estão sendo atribuídos e que estão sendo nocivos para nós. Ao se sentir mal diante de uma situação, vale a pena perguntar a si mesmo: como percebo isso que está acontecendo? Quais significados estou atribuindo? Eles realmente condizem com a realidade ou são exagerados? Essa é só uma pequena parte da reflexão que pode ser feita, mas já ajuda bastante. 


  • Nutrir a sua mente de pensamentos positivos. Isso não significa que você deve jogar para debaixo do tapete os seus problemas ou encarar a vida como se ela fosse um mar de rosas. Significa que faz bem colocarmos o nosso foco nas boas possibilidades que temos nas mãos, acreditarmos que o que estamos tentando pode dar certo, visualizarmos em nossa mente os cenários que desejamos viver na realidade, exercitarmos a gratidão pelo que alcançamos em nosso dia a dia, enviarmos pensamentos de amor para as pessoas ao nosso redor e para nós mesmos, entre outras coisas que nos empurram para a frente. Pensamentos positivos, a princípio, não fazem milagres, mas impulsionam emoções e comportamentos favoráveis, o que já é incrível. 


  • Criar estratégias de acordo com os seus objetivos de vida. A arte de pensar sobre as melhores formas de buscar aquilo que mais desejamos e pôr os nossos planos em prática é maravilhosa, mas nem sempre a usamos tanto quanto deveríamos. Pode parecer mais fácil, simplesmente, ir com a maré, mas isso tende a tornar a nossa busca mais lenta, trabalhosa e dispersa. Pegue papel e caneta ou outro meio de organização das suas ideias e trace os caminhos que podem te favorecer. Anote o que você precisa fazer e também o que você precisa evitar. Aproveite o seu poder estratégico.


  • Meditar com regularidade. Sim, meditar, pois reduzir o fluxo de pensamentos nos ajuda a cultivar uma mente mais tranquila e saudável. É inegável que toda aquela agitação mental atrapalha o nosso poder de perceber com objetividade, analisar, criar estratégias, organizar pensamentos, imaginar cenários, etc. E tem muito mais. Em uma pesquisa desenvolvida pela bióloga Elisa Kozasa, por exemplo, foi observada uma melhora na performance cerebral de pessoas que praticam meditação regularmente, e sabemos que o cérebro e a mente são extremamente interligados. 


  • Melhorar continuamente a sua forma de se comunicar. A comunicação está estreitamente ligada ao nosso plano mental, e o Rei de Espadas também a representa muito bem. Quando olhamos para o nosso poder de comunicação com maturidade, percebemos que palavras podem ser cortantes, gestos podem ser inadequados, posturas corporais podem transmitir o oposto do que desejamos dizer, entre muitos outros problemas que podem ser evitados se começarmos a cuidar de verdade dessa nossa habilidade ao invés de, simplesmente, comunicar as coisas de qualquer jeito. 


Gostou das dicas inspiradas no Rei de Espadas do tarot? Então aproveite a Lua Crescente para começar a pôr em prática o que fez sentido para você, e siga valorizando mais o seu plano mental a cada dia!












6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page