Rei de Paus: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
O Rei de Paus é uma das cartas da corte do conjunto de arcanos menores do tarot. Em razão do seu naipe, ele está relacionado ao elemento “fogo” e, consequentemente, à ação, à vivacidade e aos instintos.
Entretanto, o Rei é essencialmente associado ao elemento “ar”, o que gera a combinação ar + fogo. Assim como a Rainha de Paus, esse personagem simboliza a fase adulta, rodeada pela experiência e pela maturidade. Mas, diferentemente dela, o Rei utiliza o poder do elemento para o desenvolvimento no âmbito externo.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um rei sentado em um trono com imagens de leões e salamandras. Em uma das mãos, ele carrega um bastão. Aos seus pés, há uma salamandra, símbolo do elemento “fogo”.

Afinal, qual o significado da carta Rei de Paus?
As interpretações dadas ao Rei de Copas são diversas em razão dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da conexão entre as cartas durante as tiragens. Além disso, as cartas da corte podem retratar tanto aspectos psicológicos quanto acontecimentos e pessoas, o que amplia o leque de significados.
Entre os principais significados do Rei de Paus no tarot estão:
o poder e a ambição;
a coragem e a ousadia;
a liderança vigorosa e inspiradora;
a união entre a estratégia e a intuição;
a disposição para lutar e correr riscos;
o talento para influenciar outras pessoas.
Embora os significados principais do arcano sejam positivos, há também um lado negativo no qual ele simboliza a liderança cruel, a repressão, a agressividade, a arrogância, as decisões por impulso e o poder mal utilizado.
O que o Rei de Paus do tarot nos ensina?
O Rei de Paus é um exemplo de liderança. Afinal, ele é um líder capaz de inspirar a todos ao seu redor e, é claro, de influenciá-los a fazer tudo o que for necessário para que o seu objetivo seja alcançado. Com ele aprendemos não apenas a incentivar outras pessoas com palavras, mas também por meio do exemplo.
O arcano também nos ensina a ouvir a intuição em momentos cruciais e a agir rapidamente em diversas situações. Ele nos mostra o valor da impetuosidade e da autoconfiança!
No entanto, Rei de “fogo” também nos alerta para os problemas que surgem com o excesso desse elemento nas ações e nas intenções.
É preciso ter cuidado para não julgar a si mesmo como o “dono da verdade”, desprezando as opiniões alheias e reprimindo aqueles que deveriam ser incentivados. Quando se trata do universo desse arcano, não há vitória sem espírito de equipe.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜