top of page
Buscar

Ás de Paus: use a criatividade para transformar a sua realidade

Atualizado: 12 de ago.

O Ás de Paus é a nossa carta para a Lua Cheia de 21/07/24 a 27/07/24


Criatividade não é um assunto apenas de artistas e profissionais no geral. É possível - e importante - termos uma vida criativa nos mais diversos sentidos. A criatividade, expressa no Ás de Paus do tarot, é um caminho para a plenitude que admiramos quando vemos a Lua Cheia no céu.


Quando reclamamos em frente ao espelho dizendo que “estamos cansados da mesma vida de sempre”, estamos, lá no fundo, gritando por criatividade. 


O mais do mesmo não nos garante uma satisfação perpétua, e nós, seres naturalmente em constante transformação, desejamos ser também agentes dessa mudança. Quando a vida está “parada”, não há apenas a opção de esperar que a vida traga coisas diferentes. Há também a possibilidade de ir em busca de algo novo. Isso é ser criativo. É a realidade se transformando a partir de nós.


Isso, é claro, não quer dizer que precisamos sempre mudar de atividade, caminho ou postura. Há coisas que precisam ser conservadas e desenvolvidas com paciência, mesmo se tivermos que pagar o preço da repetição.


Mas há repetições em nossa vida que, além de cansativas, são desnecessárias, pois podemos ser criativos para deixar as coisas mais atrativas. Aquele mesmo cardápio de todos os domingos, aquele relacionamento monótono, aquela rotina de exercícios de 30 minutos que parece durar cinco horas…


E como, então, trazer essa criatividade para a vida?


Ás de Paus, Essiantial Tarot

Bom, não há uma receita perfeita para isso, mas há caminhos que podem ajudar. Com o Ás de Paus, vou te apontar um: dê espaço para a sua natureza selvagem.


Gosto muito da ilustração da carta acima para representar esse processo. As nuvens, símbolo do elemento “ar” e do nosso lado mental, estão sendo ultrapassadas pelo bastão em chamas, símbolo do elemento “fogo” e do nosso lado instintivo. 


Nesse contexto, podemos refletir que a criatividade não nasce só da racionalização, mas também - e principalmente - das profundezas da nossa psique. Precisamos dar espaço ao nosso mundo inconsciente se quisermos trazer à tona ideias interessantes que, como uma chama, tragam calor e ânimo às nossas vidas.


Nessa Lua Cheia de brilho e realizações, pergunte a si mesmo:


Em quais áreas da vida me sinto cansada de viver o “mais do mesmo”? Basicamente, como gostaria que elas fossem nesse momento?


Continue as suas reflexões, mas agora experimente dar mais espaço à sua natureza selvagem. Silencie, meditando um pouco. Anote os seus sonhos e intuições. Observe as suas fantasias ao longo dos dias. Aproxime-se da arte. Dance, pinte, desenhe, enfim. Mas mantenha sempre em mente o seu objetivo. 


Talvez, em meio a esse processo, brote logo uma ideia muito legal que te permita transformar a sua realidade. Mas, caso essa ideia não brote com facilidade, não desanime. Continue contando com as duas dimensões (racional e instintiva), lembrando de não querer que o processo seja lógico demais, e confie que, como humano, você é um criador nato. 


Lembre-se também de que há muitas soluções disponíveis e válidas por aí que você pode acessar de modo racional. Mas contar com as suas ideias, como o Ás de Paus aconselha, pode gerar soluções ainda mais adequadas ao que você necessita diante dos desafios da vida.


Uma linda fase lunar por aí!












16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page