top of page
Buscar

Os Enamorados: como resgatar o desejo de se relacionar apesar das diferenças?

Atualizado: 12 de ago.

A carta dos Enamorados é o nosso arcano para a Lua Crescente de 13/07/24 a 20/07/24


“Enquanto as pessoas são novas e as partituras musicais das suas vidas ainda só vão nos primeiros compassos, podem compô-las em conjunto e até trocarem temas. (...) Porém, quando se conhecem numa idade mais madura, as suas partituras musicais já estão mais ou menos acabadas e cada palavra, cada objeto, tem um significado diferente na partitura de cada uma.” 


Essas palavras são do escritor tcheco Milan Kundera que nos deixou no ano passado, em sua grande obra “A Insustentável Leveza do Ser”. É a partir dela que quero começar a reflexão com a carta dos Enamorados para a Lua Nova dessa semana. Afinal, não há carta de tarot melhor para falarmos de… relacionamentos!


Carta dos Enamorados no "Tempest Tarot Deck"

Com essa carta podemos, sem dúvidas, falar de qualquer tipo de relação, mas hoje quero focar nas relações amorosas. Ao meu ver, a citação acima nos sugere que é mais fácil construir uma vida harmoniosa juntos e fazer trocas emocionais e intelectuais quando ainda somos mais novos e com poucas experiências, pois estamos mais abertos às visões e contribuições do outro. 


No entanto, quando a vida vai passando e vamos nos tornando mais experientes, fica bem mais difícil conhecer alguém e realizar esses processos de construção e troca dentro da relação, pois já temos visões estabelecidas sobre muitas coisas e permanecemos fechados em muitos aspectos, ou seja, fechados em nosso mundinho de ideias e sentimentos sobre a vida, o que nos dá, muitas vezes, uma dificuldade para compartilhar. 


E, vamos ser sinceros, se não somos nós a viver isso, tem sido cada vez mais comum ouvirmos alguém comentar sobre essa “preguiça” de conhecer alguém para se relacionar amorosamente. Ter que se apresentar e se aprofundar em conversas sobre a vida, objetivos, preferências, aversões e tudo mais, sabendo que logo será preciso lidar também com as diferenças de pensamento e sentimento sobre as coisas e, mais além, lidar com o processo de harmonização de tudo isso para que a relação tenha alguma chance de dar certo.


Mas “preguiça” talvez não seja a palavra certa. Talvez seja, como Kundera sugere, a força dessa maturidade que tende a nos deixar “cheios de nós”, com menos espaço para a bagagem do outro. As experiências e os aprendizados da nossa vida também nos engolem.


Mas não acho que precise ser assim, uma sentença de dificuldades para quem conhece alguém e deseja viver o amor quando já não se é mais tão jovem. 


Com a carta dos Enamorados, aprendemos que o desafio das diferenças nas relações é algo que precisa ser encarado para que uma conexão forte e saudável possa existir.


Pode parecer óbvio, mas na prática tendemos a focar com muito entusiasmo no que temos em comum e a jogar para debaixo do tapete os pontos conflitantes, esquecendo que eles precisam ser trabalhados. Não é uma opção, é uma necessidade. E essa alquimia de casal pode ser um caminho extremamente interessante no crescimento de cada um como ser humano. 


Com tudo isso, nessa Lua Crescente, fica o questionamento para você aí que se identifica com a reflexão: quais aspectos podem ser desenvolvidos em seu interior para que seja mais fácil estar mental e emocionalmente aberto ao outro e conseguir compartilhar?


Tolerância? Paciência? Humildade? Curiosidade? Sensibilidade? Empatia? Entusiasmo? Afetividade? 


A Lua Crescente é a fase de desenvolver. De colocar nossa energia sobre o que queremos expandir. É um ótimo momento do ponto de vista simbólico e, também, do energético. 


Uma linda fase lunar de autoconhecimento e amor para você!













14 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page