top of page
Buscar

Tarot para a Lua Minguante: 3 de Espadas

Lua Minguante de 28/06/24 a 05/07/24


De volta com o tarot para a Lua da semana! E hoje com um mito grego bem interessante para ilustrar a mensagem do 3 de Espadas, a nossa carta para a Lua Minguante. 


Orestes é um personagem da Mitologia Grega que sofreu bastante com o grande conflito entre o seu pai e a sua mãe, conflito esse que teve origem na maldição da Casa de Atreu, uma punição dos deuses aos descendentes do rei Tântalo, antepassado de Orestes. 


Bem, essa é uma história tão longa e complexa que só uma parte dela ilustra os arcanos numerados do naipe de Espadas no Tarô Mitológico. No 3 de Espadas, vemos a parte em que a mãe de Orestes e o amante dela enterram três espadas no coração do pai dele durante o banho. Sem dúvidas, Orestes fica desolado. Mas por que o casal decide tirar a vida daquele homem?


3 de Espadas no Tarô Mitológico

Mergulhando no mito, vemos que Agamenon, o pai de Orestes, que também era um dos chefes militares do exército que partia para Troia, ofendeu a deusa Hécate durante a viagem pelo mar. Por isso, ele foi desafiado a sacrificar a própria filha Ifigênia ou então teria que desistir da glória de liderar os exércitos. Ganancioso, ele decidiu sacrificar a própria filha e, para isso, enganou também Clitemnestra, a mãe.


Quando ela descobriu, obviamente, ficou furiosa. Resolveu então aceitar Egisto como amante e traçar com ele um plano para acabar com a vida de Agamenon. Assim, o cenário do 3 de Espadas da imagem acima se desenrolou. 


A descoberta de Clitemnestra sobre o destino da filha e a descoberta de Orestes sobre as atitudes do pai e da mãe, ambas muito dolorosas, representam bem o lado penoso do 3 de Espadas. Aquele que surge quando uma verdade vêm à tona e machuca o coração. No entanto, uma vez que situações dolorosas acontecem, elas precisam ser encaradas, pois a ilusão também não é um caminho proveitoso para o ser.


A questão é: de que forma devemos reagir?


No caso de Clitemnestra, apesar do aparente sucesso na vingança pela morte da filha, muitos problemas foram causados, tanto para ela quanto para o seu filho Orestes, que acabou enlouquecendo com o desenrolar da história. 


Nesta Lua Minguante, o convite é o de pensarmos sobre como estamos reagindo às verdades dolorosas que, inevitavelmente, vão surgindo na vida. Uma reação impulsiva, movida pelas sombras do inconsciente, tende a piorar toda a situação. Enquanto isso, uma reação moderada e consciente, na medida do possível, pode nos ajudar a lidar com a dor de forma mais madura (e até criativa, a depender da situação). 


Que essa fase lunar e a reflexão com o 3 de Espadas possam nos ajudar a usar as nossas espadas mentais do jeito certo!













0 visualização0 comentário
  • Instagram
  • Spotify
  • YouTube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

bottom of page