O Valete de Ouros, também conhecido como Pajem de Ouros, é uma das cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Graças ao seu naipe, ele é associado ao elemento “terra” e, portanto, à matéria, ao dinheiro e ao trabalho.
Porém, o Valete é um personagem essencialmente da “terra”, o que resulta na combinação terra + terra e, consequentemente, na potencialização do elemento no arcano. Essa figura representa a fase da infância, na qual há entusiasmo e espontaneidade, mas também imaturidade e inexperiência.
No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um valete a segurar e a contemplar, em meio à natureza, uma moeda. Ele parece ver um grande potencial no objeto.
Afinal, qual o significado da carta Valete de Ouros?
São muitas as interpretações dadas ao Valete de Ouros devido aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e às combinações das cartas durante as tiragens. Além disso, as cartas da corte são versáteis e podem representar pessoas, acontecimentos e aspectos psicológicos.
Entre os principais significados do Valete de Ouros no tarot estão:
o poder de materializar;
o espírito empreendedor;
a atitude focada e realista;
um investimento financeiro;
a busca por ganhos materiais;
as novidades no âmbito material;
o início de um projeto ou trabalho.
Embora os significados principais do arcano sejam positivos, ele também expressa um lado negativo, representando o excesso de realismo, a lentidão, a imaturidade ao lidar com recursos materiais e a dificuldade para perseverar em um trabalho.
O que o Valete de Ouros do tarot nos ensina?
O Valete de Ouros acredita no próprio potencial e abraça as oportunidades de obter êxito no mundo material. Por isso, ele nos ensina a ter um olhar empreendedor e perceber as possibilidades de lucro em iniciativas e projetos.
O arcano também nos leva a analisar as nossas atitudes. Será que estamos explorando de modo sábio a nossa capacidade de ganhar dinheiro e de ampliar as nossas posses? Ou será que estamos aprisionados em uma crença limitante que nos impede de progredir financeiramente?
Por outro lado, o Valete no naipe de “terra” nos aconselha a moderar o entusiasmo e a ambição diante das possibilidades de ganhos financeiros, pois uma atitude irresponsável pode colocar tudo a perder.
Apostar todas as fichas em algo tendo como guia apenas o desejo de lucrar pode gerar sérios problemas, como o investimento ruim que gera prejuízo e o trabalho mal executado que não dá resultados. É preciso vislumbrar os ganhos, mas refletir antes de persegui-los.
Quer saber mais sobre o arcano?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments