top of page
Buscar

Valete de Ouros: conheça o significado do arcano no tarot

Foto do escritor: Tati SantanaTati Santana

Atualizado: 30 de out. de 2020

O Valete de Ouros, também conhecido como Pajem de Ouros, é uma das cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Graças ao seu naipe, ele é associado ao elemento “terra” e, portanto, à matéria, ao dinheiro e ao trabalho.


Porém, o Valete é um personagem essencialmente da “terra”, o que resulta na combinação terra + terra e, consequentemente, na potencialização do elemento no arcano. Essa figura representa a fase da infância, na qual há entusiasmo e espontaneidade, mas também imaturidade e inexperiência.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um valete a segurar e a contemplar, em meio à natureza, uma moeda. Ele parece ver um grande potencial no objeto.


Valete de Ouros do tarot


Afinal, qual o significado da carta Valete de Ouros?


São muitas as interpretações dadas ao Valete de Ouros devido aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e às combinações das cartas durante as tiragens. Além disso, as cartas da corte são versáteis e podem representar pessoas, acontecimentos e aspectos psicológicos.


Entre os principais significados do Valete de Ouros no tarot estão:


  • o poder de materializar;

  • o espírito empreendedor;

  • a atitude focada e realista;

  • um investimento financeiro;

  • a busca por ganhos materiais;

  • as novidades no âmbito material;

  • o início de um projeto ou trabalho.


Embora os significados principais do arcano sejam positivos, ele também expressa um lado negativo, representando o excesso de realismo, a lentidão, a imaturidade ao lidar com recursos materiais e a dificuldade para perseverar em um trabalho.



O que o Valete de Ouros do tarot nos ensina?


O Valete de Ouros acredita no próprio potencial e abraça as oportunidades de obter êxito no mundo material. Por isso, ele nos ensina a ter um olhar empreendedor e perceber as possibilidades de lucro em iniciativas e projetos.


O arcano também nos leva a analisar as nossas atitudes. Será que estamos explorando de modo sábio a nossa capacidade de ganhar dinheiro e de ampliar as nossas posses? Ou será que estamos aprisionados em uma crença limitante que nos impede de progredir financeiramente?


Por outro lado, o Valete no naipe de “terra” nos aconselha a moderar o entusiasmo e a ambição diante das possibilidades de ganhos financeiros, pois uma atitude irresponsável pode colocar tudo a perder.


Apostar todas as fichas em algo tendo como guia apenas o desejo de lucrar pode gerar sérios problemas, como o investimento ruim que gera prejuízo e o trabalho mal executado que não dá resultados. É preciso vislumbrar os ganhos, mas refletir antes de persegui-los.


 

Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


3.871 visualizações0 comentário

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page