top of page

Valete de Paus: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O Valete de Paus, também conhecido como Pajem de Paus, faz parte do conjunto de cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Em razão do seu naipe, ele está ligado ao elemento “fogo” e, portanto, ao reino dos instintos, da vitalidade, da ação e da criatividade.


Entretanto, o Valete do tarot é um personagem essencialmente do elemento “terra”, o que gera a combinação terra + fogo. Essa figura representa a fase da infância, repleta de inocência, espontaneidade e otimismo, mas também de inexperiência e imaturidade.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um valete a segurar e a observar um bastão em meio ao deserto.


Valete de Paus do tarot


Afinal, qual o significado da carta Valete de Paus?


Os aspectos relacionados ao Valete de Paus são diversos graças aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à combinação dos arcanos durante as leituras de tarot. Além disso, as cartas da corte são versáteis e podem simbolizar aspectos psicológicos, pessoas e acontecimentos.


Entre os principais significados do Valete de Paus estão:


  • o início de um projeto;

  • a inspiração e a criatividade;

  • a ousadia a experimentação;

  • o entusiasmo a partir de uma ideia;

  • a disposição para seguir um novo caminho;

  • as novidades no âmbito da criação e dos instintos.


Apesar dos significados positivos do arcano, ele também apresenta um lado negativo, representando a inconstância, a imprudência, a impulsividade ao investir em uma ideia, a falta de foco e a energia mal canalizada.



O que o Valete de Paus do tarot nos ensina?


O Valete de Paus no tarot surge para nos ensinar a importância de olharmos para as nossas ideias com leveza e otimismo e de valorizá-las, pois elas podem ser as sementes de algo grandioso e muito benéfico para o futuro.


O arcano também nos aconselha a utilizarmos a nossa criatividade e energia para a criação de algo novo, saindo da zona de conforto e alçando voos mais altos. Ele nos oferece a energia do fogo, que ilumina os caminhos que, por muitas vezes, não conseguimos ver devido às sombras da nossa rigidez.


No entanto, arcano nos adverte para os riscos de utilizarmos essa energia de modo irresponsável, pois isso pode nos levar a atos impulsivos dos quais provavelmente nos arrependeremos depois. Ter cautela é essencial.


 

Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page